• Carregando...
Luiz Maria Esmanhoto, presidente do Conselho Deliberativo do Grita!
Luiz Maria Esmanhoto, presidente do Conselho Deliberativo do Grita!| Foto: Grita!/divulgação

O movimento Grita!, que busca a renovação política e a defesa de pautas anticorrupção, promove de terça-feira (15) até a quinta-feira (17) a Semana de Política Moderna. O evento terá debates, palestras e apresentações sobre a política nacional, sempre das 18h30 às 20h. Será feito integralmente online e pode ser acompanhado por pessoas interessadas no assunto – veja abaixo como participar.

Na esteira de grupos como Acredito, Agora! e RenovaBR, o Grita! é formado por membros da sociedade civil e defende o fortalecimento da política à parte dos partidos tradicionais.

Um aspecto que diferencia o Grita! de outros movimentos semelhantes é que o grupo tem foco exclusivo na composição do Congresso Nacional – ou seja, na eleição de deputados federais e senadores.

"Não temos candidato a presidente", afirmou Luiz Maria Esmanhoto, presidente do Conselho Deliberativo do Grita!. Segundo ele, a prioridade ao Legislativo se dá pelo fato de que a cultura política brasileira ainda "espera um salvador da pátria", o que ele acredita que precisa ser modificado.

"O principal ator da democracia é o parlamento", diz Esmanhoto. "Os presidentes estão sempre no foco da imprensa, nas emoções, e até na vida particular das pessoas. Mas a democracia só existe quando se tem um parlamento forte. A história do Brasil mostra que os presidentes só conseguiram governar depois de se ajustar com o parlamento. Aqui no Brasil ainda estamos na contramão: elegemos primeiro as pessoas e depois buscamos que elas se ajustem ao que queremos."

Grupo defende voto distrital e prisão após segunda instância

O conjunto principal das propostas do Grita! inclui cinco bandeiras principais. Três são ligadas ao combate à corrupção: o fim do foro privilegiado, a prisão dos condenados em segunda instância judicial e a exigência que os candidatos tenham ficha limpa. "Tudo isso é para garantirmos que vamos escolher candidatos que estejam submetidos ao império da lei'', explica Esmanhoto.

Na avaliação dele, a prisão dos condenados em segunda instância é decisiva para evitar que pessoas fiquem "enrolando na Justiça" e, assim, não sejam efetivamente punidas pelos seus erros.

As demais bandeiras base do grupo são o voto distrital e a extinção de fundo eleitoral e fundo partidário. Segundo Esmanhoto, essas propostas se conectam com a necessidade, identificada pelo Grita!, de aprimorar a representatividade da população na política. O grupo entende que o voto distrital pode contribuir para aprimorar a conexão entre eleitores e representantes e reduzir distorções que existem hoje, com estados que são subrepresentados no Congresso.

Pelo voto distrital, os estados seriam divididos em pequenos distritos com número semelhante de eleitores; e cada desses distritos elegeria apenas um deputado. Defensores do modelo dizem que o voto distrital aproxima o eleitor de seu representante (já que ele se elege pelo distrito no qual os representados moram). E também argumentam que o modelo barateia as eleições, pois os candidatos não precisam buscar votos no estado inteiro.

Candidato que concordar com propostas receberá chancela do Grita!

O movimento Grita! vai chancelar, com uma espécie de "selo", os candidatos das eleições de 2022 que concordarem com as pautas do grupo. "A pessoa que participar das nossas pautas terá um lugar garantido na plataforma do Grita!. É uma plataforma que ficará disponível no nosso site, e servirá como um canal de distribuição. Nela o candidato também poderá apresentar as suas bandeiras específicas", diz Esmanhoto.

Essas bandeiras específicas, segundo Esmanhoto, não serão reguladas pelo grupo. Esse é o campo em que o candidato apresentará sugestões peculiares para a sua comunidade, ou para pautas que não estão no escopo das bandeiras centrais do Grita!.

Por este motivo, o Grita! não vetará nem privilegiará partidos. "Chegamos a falar sobre isso, mas tiramos essa ideia da pauta. Nenhum dos partidos têm hoje a profundidade correta, e acabam sendo movimentos que interessam mais a políticos do que aos eleitores. Por isso não apoiaremos nenhum partido, e também não vetamos", apontou.

Evento terá transmissão no YouTube do Grita!

A Semana de Política Moderna tem o nome em homenagem à Semana de Arte Moderna, movimento que marcou o cenário artístico brasileiro e que completou 100 anos em 2022. A temática do evento é a de definir a qualificação do Congresso como "única via". Todos os dias, as discussões online ocorrem das 18h30 às 20h.

Nesta terça (15), o tema de discussões é: "Partidos e candidatos como agentes de uma política moderna". Na quarta (16), o assunto é: "Congresso como indutor de uma política moderna". Por fim, na quinta-feira (17) o tema tratado será: "Eleitor como protagonista de uma política moderna".

A transmissão ocorrerá no canal do Grita! no YouTube. Mais informações sobre o movimento: Grita NetBR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]