Pesquisa eleitoral Genial/Quaest no estado de São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (12), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 39% das intenções de voto dos eleitores paulistas e o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 28%. Em relação ao levantamento feito pelo mesmo instituto em abril, no estado, Lula não variou e o presidente subiu três pontos percentuais.
Veja a seguir os resultados dos dois cenários testados na pesquisa Genial/Quaest em São Paulo para presidente da República.
Pesquisa para presidente em SP
Lula (PT) – 39%
Jair Bolsonaro (PL) – 28%
Ciro Gomes (PDT) – 8%
João Doria (PSDB) – 4%
André Janones (Avante) – 2%
Simone Tebet (MDB) – 1%
Felipe d’Avila (Novo) – 1%
Luciano Bivar (União Brasil) - 0
Branco/nulo/não vai votar – 11%
Indecisos – 6%
Lula (PT) – 41%
Jair Bolsonaro (PL) – 30%
Ciro Gomes (PDT) – 11%
Branco/nulo/não vai votar – 13%
Indecisos – 4%
Metodologia da pesquisa
A Quaest entrevistou 1.640 eleitores do estado de São Paulo entre os dias 6 e 9 de maio. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi encomendado pelo Banco Genial e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo BR-09290/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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