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Genial/Quaest: veja os números da nova rodada da pesquisa presidencial
Bolsonaro, Lula e Ciro são pré-candidato a presidente nas eleições 2022| Foto: Isac Nóbrega/PR; Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil; e Marcos Lopes/ALMT

Pesquisa eleitoral Genial/Quaest para a presidência da República, divulgada pela CNN nesta quarta-feira (3), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32%.

Na comparação com o último levantamento divulgado pela Genial/Quaest, em 6 de julho, a distância entre Lula e Bolsonaro caiu 2%. O petista recuou um ponto, enquanto o atual presidente subiu 1%, ambas movimentações dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 5% das intenções de voto, o deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) com 2%, enquanto Pablo Marçal (Pros) anotou 1%.

Felipe d’Avila (Novo), Luciano Bivar (União Brasil), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 6%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam a pesquisa marcaram também 6%.

No último domingo (31), Bivar confirmou a desistência da candidatura para a presidência da República. O União Brasil anunciou nesta terça-feira (2) que irá lançar a senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) ao cargo.

Primeiro turno - estimulada

  • Lula (PT) – 44%
  • Bolsonaro (PL) – 32%
  • Ciro Gomes (PDT) – 5%
  • André Janones (Avante) – 2%
  • Simone Tebet (MDB) – 2%
  • Pablo Marçal (Pros) – 1%
  • Felipe d’Avila (Novo) – 0
  • José Maria Eymael (DC) – 0
  • Luciano Bivar (União Brasil) – 0
  • Leonardo Péricles (UP) – 0
  • Sofia Manzano (PCB) – 0
  • Vera Lúcia (PSTU) – 0
  • Indecisos – 6%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 6%

Veja a evolução dos presidenciáveis nas pesquisas Genial/Quaest

Segundo turno - estimulada

Lula x Bolsonaro

  • Lula (PT) – 51%
  • Bolsonaro (PL) – 37%
  • Indecisos – 9%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 3%

Lula x Ciro

  • Lula (PT) – 51%
  • Ciro Gomes (PDT) – 27%
  • Indecisos – 19%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 3%

Lula x Tebet

  • Lula (PT) – 55%
  • Simone Tebet (MDB) – 22%
  • Indecisos – 20%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 4%

Metodologia das pesquisas Genial/Quaest

A pesquisa divulgada pela CNN Brasil em 3 de agosto foi realizada pelo instituto Quaest e contratada pelo Banco Genial. Foram ouvidos 2.000 eleitores presencialmente entre os dias 28 de julho e 31 de julho de 2022 em todas as regiões do país. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo BR-02546/2022.

A pesquisa divulgada pela CNN Brasil em 6 de julho foi realizada pelo instituto Quaest e contratada pelo Banco Genial. Foram ouvidos 2.000 eleitores entre os dias 29 de junho e 2 de julho de 2022 em todas as regiões do país. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo BR-01763/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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