• Carregando...
Pesquisa eleitoral para presidente
Pesquisa eleitoral para presidente| Foto: Gazeta do Povo

O instituto Ipespe divulgou nesta sexta-feira (27) uma nova rodada de pesquisa com as intenções de votos para a corrida presidencial deste ano. De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança com 45% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%.

Apesar da desistência do ex-governador de São Paulo João Doria de sua pré-candidatura pelo PSDB, o instituto ainda considerou seu nome para este levantamento. Na pesquisa Ipespe, o tucano aparece com 2% das intenções de voto, numericamente atrás da senadora Simone Tebet (MDB), que somou 3%. Veja os números da corrida presidencial:

Primeiro turno

  • Lula (PT) - 45%
  • Bolsonaro (PL) - 34%
  • Ciro Gomes (PDT) - 8%
  • Simone Tebet (MDB) - 3%
  • Doria (PSDB) - 2%
  • André Janones (Avante) - 2%
  • Brancos e nulos - 3%
  • Não sabem ou não responderam - 2%

De acordo com o Ipespe, os pré-candidatos Pablo Marçal (Pros), Felipe D’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegaram a 1% de citações. Leonardo Péricles (UP) constava na lista, mas não foi citado por nenhum respondente.

Segundo turno

Lula x Bolsonaro
Lula (PT) - 53%
Bolsonaro (PL) - 35%

Lula x Ciro Gomes
Lula (PT) - 54%
Bolsonaro (PL) - 25%

Lula x Simone Tebet
Lula (PT) - 57%
Simone Tebet (MDB) - 18%

Bolsonaro x Ciro Gomes
Ciro Gomes (PDT) - 44%
Bolsonaro (PL) - 41%

Bolsonaro x Simone Tebet
Bolsonaro (PL) - 40%
Simone Tebet (MDB) - 34%

Metodologia da pesquisa Ipespe

O Ipespe ouviu 1 mil eleitores entre os dias 23 e 25 de maio em todas as regiões do país. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07856/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]