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| Foto: Gazeta do Povo

Pesquisa eleitoral do Ipespe, encomendada pela XP Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (6) pelo site Metrópoles, mostrou o petista Luiz Inácio Lula da Silva com 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) estava com 30% e era seguido por Ciro Gomes (PDT), com 9%. O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) apareceu com 3%, a senadora Simone Tebet (MDB) com 2% e o deputado federal André Janones (Avante) com 1%. Nesta sondagem não foram incluídos os nomes do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e do ex-juiz Sergio Moro.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opções de candidatos ao eleitor entrevistado, Lula foi citado por 36% dos eleitores em uma disputa de primeiro turno e Bolsonaro, por 21%. Ciro foi lembrado por 4%, Moro por 2% e Doria, Janones e Tebet por 1%. Os demais pré-candidatos não pontuaram, enquanto que 21% estavam indecisos e 7% disseram que votariam em branco ou nulo.

Confira a seguir os resultados da pesquisa estimulada para primeiro e segundo turnos.

Pesquisa eleitoral para presidente: 1º turno

  • Lula (PT) – 44%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 30%
  • Ciro Gomes (PDT) – 9%
  • João Doria (PSDB) – 3%
  • Simone Tebet (MDB) – 2%
  • André Janones (Avante) – 1%
  • Felipe d’Avila (Novo) – 0%
  • Eymael (Democracia Cristã) – 0%
  • Vera (PSTU) – 0%
  • Nenhum/branco/nulo - 9%
  • Não sabem – 3%

Pesquisa eleitoral para presidente: 2º turno

O Ipespe sondou ainda cenários para uma eventual disputa de segundo turno.

Lula x Bolsonaro

  • Lula (PT) – 53%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 33%
  • Branco, nulo e indecisos – 14%

Bolsonaro x Ciro

  • Ciro Gomes (PDT) – 47%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 37%
  • Branco, nulo e indecisos – 17%

Bolsonaro x Doria

  • Jair Bolsonaro (PL) – 39%
  • João Doria (PSDB) – 38%
  • Branco, nulo e indecisos – 24%

Lula x Ciro

  • Lula (PT) – 52%
  • Ciro Gomes (PDT) – 25%
  • Branco, nulo e indecisos – 23%

Lula x Doria

  • Lula (PT) – 55%
  • João Doria (PSDB) – 20%
  • Branco, nulo e indecisos – 25%

Impacto do apoio de Moro

Com Sergio Moro de fora da sondagem, o Ipespe perguntou aos entrevistados se o apoio do ex-juiz a um candidato a presidente influenciaria em seu voto: 15% disseram que aumentam as chances de votar no candidato apoiado por Moro; 27% disseram que diminuem; e 49% disseram que o apoio não alteraria seu voto – 9% não responderam.

Potencial de voto

O levantamento também mostrou a probabilidade de voto e a rejeição dos pré-candidatos. Veja a seguir:

Com certeza votaria nele para presidente:

  • Lula (PT) - 44%
  • Bolsonaro (PL) - 29%
  • Ciro (PDT) - 12%
  • Doria (PSDB) - 6%
  • Tebet (MDB) - 4%
  • Janones (Avante) - 3%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 1%

Poderia votar nele para presidente:

  • Ciro (PDT) - 39%
  • Doria (PSDB) - 27%
  • Tebet (MDB) - 14%
  • Lula (PT) - 12%
  • Bolsonaro (PL) - 8%
  • Janones (Avante) - 7%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 7%

Não votaria nele de jeito nenhum para presidente:

  • Bolsonaro (PL) - 61%
  • Doria (PSDB) - 57%
  • Ciro (PDT) - 43%
  • Lula (PT) - 43%
  • Janones (Avante) - 36%
  • Tebet (MDB) - 35%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 34%

Não o conhece o suficiente para opinar:

  • Felipe d'Avila (Novo) - 58%
  • Janones (Avante) - 53%
  • Tebet (MDB) - 46%
  • Doria (PSDB) - 9%
  • Ciro (PDT) - 5%
  • Lula (PT) - 1%
  • Bolsonaro (PL) - 1%

Metodologia da pesquisa Ipespe

A pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 2 e 5 de abril de 2022, a pedido da XP Investimentos. A amostra é de mil eleitores brasileiros, a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03874/2022.

Por que a Gazeta do Povo divulga pesquisa eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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