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Pesquisa eleitoral para presidente: veja os resultados| Foto: Gazeta do Povo

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (6), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41,1% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) estava com 35,1%, enquanto que os demais pré-candidatos a presidente não chegaram aos dois dígitos.

Já a pesquisa espontânea, quando uma lista com os nomes dos pré-candidatos não é apresentada aos entrevistados, mostrou que Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados. O petista foi citado por 29,5% dos eleitores e o presidente, por 27,7%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para os resultados gerais. Confira a seguir o resultado em todos os cenários sondados pelo Paraná Pesquisas.

Pesquisa eleitoral: 1º turno

Cenário 1 - estimulada

  • Lula (PT) - 41,1%
  • Bolsonaro (PL) - 35,1%
  • Ciro Gomes (PDT) - 7,4%
  • Simone Tebet (MDB) - 2,2%
  • André Janones (Avante) - 1,5%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0,6%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 0,6%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0,4%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 0,3%
  • Eymael (DC) - 0,2%
  • Sofia Manzano (PCB) - 0,2%
  • Leonardo Péricles (UP) - 0%
  • Brancos e nulos - 6,6%
  • Não sabem/ não responderam - 3,7%

Cenário 2 - estimulada

  • Lula (PT) - 42%
  • Bolsonaro (PL) - 35,9%
  • Ciro Gomes (PDT) - 8,6%
  • André Janones (Avante) - 1,9%
  • Brancos e nulos - 7,8%
  • Não sabem/ não responderam - 3,9%

Cenário 3 - estimulada

  • Lula (PT) - 44,4%
  • Bolsonaro (PL) - 36,5%
  • Simone Tebet (MDB) - 3,4%
  • André Janones (Avante) - 2,2%
  • Brancos e nulos - 9%
  • Não sabem/ não responderam - 4,5%

Pesquisa espontânea

  • Lula (PT) - 29,5%
  • Bolsonaro (PL) - 27,7%
  • Ciro Gomes (PDT) - 2,5%
  • Simone Tebet (MDB) - 0,7%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0,3%
  • André Janones (Avante) - 0,2%
  • Outros nomes citados - 0,3%
  • Brancos e nulos - 7,7%
  • Não sabem/ não responderam - 31,1%

Segundo turno: Lula x Bolsonaro

  • Lula (PT) - 48%
  • Bolsonaro (PL) - 39,3%
  • Brancos e nulos - 9,1%
  • Não sabem/ não responderam - 3,7%

Os números de Lula nesta sondagem se mantêm estáveis desde fevereiro, quando marcou 48,8% das intenções de voto em segundo turno contra Bolsonaro. O presidente, porém, viu uma melhora de quase cinco pontos percentuais desde fevereiro, quando marcava 34,4%, mas desde abril se mantém entre 38% e 39%.

Percepção sobre quem vencerá as eleições

O Paraná Pesquisas perguntou aos entrevistados quem eles acham que vencerá as eleições de outubro: 48,5% disseram acreditar que Lula vai ganhar; 39,3% citaram Bolsonaro; e 1,3% disseram que o Ciro ganhará. Os demais marcaram abaixo de um ponto percentual.

Potencial eleitoral dos presidenciáveis

A empresa também sondou a rejeição e o potencial eleitoral dos pré-candidatos a presidente. Veja a seguir.

Votaria com certeza

  • Lula (PT) - 33%
  • Bolsonaro (PL) - 29,2%
  • Ciro Gomes (PDT) - 3,8%
  • André Janones (Avante) - 1,1%
  • Simone Tebet (MDB) - 0,8%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0,3%
  • Vera Lucia (PSTU) - 0,2%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0,1%
  • Eymael (DC) - 0%
  • Leonardo Pericles (UP) - 0%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 0%
  • Sofia Manzano (PCB) - 0%

Poderia votar no candidato

  • Ciro Gomes (PDT) - 45%
  • Simone Tebet (MDB) - 23,1%
  • Lula (PT) - 21,9%
  • Bolsonaro (PL) - 17,6%
  • André Janones (Avante) - 17,3%
  • Pablo Marçal (Pros) - 8,7%
  • Vera Lucia (PSTU) - 8%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 7,6%
  • Eymael (DC) - 6,9%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 5,8%
  • Sofia Manzano (PCB) - 5,4%
  • Leonardo Pericles (UP) - 4,7%

Não votaria de jeito nenhum

  • Bolsonaro (PL) - 51%
  • Ciro Gomes (PDT) - 44,9%
  • Lula (PT) - 43,3%
  • Eymael (DC) - 42,7%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 37,4%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 35,3%
  • Vera Lucia (PSTU) - 35,2%
  • Pablo Marçal (Pros) - 34,7%
  • Leonardo Pericles (UP) - 32,5%
  • André Janones (Avante) - 32,2%
  • Simone Tebet (MDB) - 31,7%
  • Sofia Manzano (PCB) - 31,1%

Não o conhece suficientemente para opinar

  • Felipe d'Avila (Novo) - 55,2%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 55%
  • Pablo Marçal (Pros) - 54,6%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 54,3%
  • Eymael (DC) - 48,2%
  • André Janones (Avante) - 47,6%
  • Simone Tebet (MDB) - 42,5%
  • Ciro Gomes (PDT) - 4,7%
  • Bolsonaro (PL) - 0,8%
  • Lula (PT) - 0,5%

Avaliação do governo Bolsonaro

O Paraná Pesquisas também perguntou aos entrevistados neste levantamento como eles avaliavam o governo de Jair Bolsonaro. A maioria (52,9%) respondeu que desaprova a gestão do presidente, enquanto 43,2% disseram aprová-la. Em outra pergunta de avaliação, 45% afirmaram que consideram o governo ruim ou péssimo, 32,2% disseram ser ótimo ou bom e 21,6% afirmaram considerá-lo regular.

A avaliação negativa é pior entre as mulheres (55,9% reprovam), os jovens de 16 a 24 anos (65,1%) e eleitores do Nordeste (63,2%).

Metodologia da pesquisa

O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 2.020 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 30 de junho e 5 de julho de 2022 em 162 municípios brasileiros, em 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança atinge 95%. O levantamento foi contratado pela corretora BGC Liquidez e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09408/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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