• Carregando...
pesquisa eleitoral RS
Pesquisa eleitoral no Rio Grande do Sul| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Levantamento do instituto Real Time Big Data sobre o segundo turno da disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, divulgado nesta quinta-feira (13), mostrou Onyx Lorenzoni (PL) com 40% das intenções de voto. O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) estava com 39%. Considerando apenas os votos válidos (excluídos os em branco, nulos e eleitores indecisos), Onyx tinha 51% e Leite, 49%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja a seguir os números completos da pesquisa para governador do RS.

Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 30 de setembro, dois dias antes das eleições, o Real Time Big Data mostrava que Eduardo Leite tinha 40% das intenções de votos totais (com brancos, nulos e indecisos), e que Onyx tinha 28%. A margem de erro da pesquisa era de 3 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário bem diferente: Onyx fez 37,5% dos votos válidos e Leite obteve 26,81% – distante da margem de erro alegada. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Pesquisa estimulada para governador do RS em 2º turno (votos totais)

  • Onyx Lorenzoni (PL) - 40%
  • Eduardo Leite (PSDB) - 39%
  • Branco/nulo: 9%
  • Não sabe/não respondeu: 12%

Pesquisa estimulada para governador do RS em 2º turno (votos válidos)

  • Onyx Lorenzoni (PL) - 51%
  • Eduardo Leite (PSDB) - 49%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa encomendada pela TV Record ao instituto Real Time Big Data entrevistou 1.000 eleitores gaúchos, entre os dias 11 e 12 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo RS-06981/2022. Veja aqui o relatório, em PDF.

A pesquisa divulgada em 30 de setembro foi encomendada pela TV Record. Foram entrevistados 1.000 eleitores do Rio Grande do Sul entre os dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro do levantamento era de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O número de registro na Justiça Eleitoral é RS-05162/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]