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O ex-presidente Lula, o presidente Bolsonaro e o ex-ministro Sergio Moro
O ex-presidente Lula, o presidente Bolsonaro e o ex-ministro Sergio Moro| Foto:

Pesquisa eleitoral do instituto Ipespe divulgada nesta sexta-feira (18) testou os nomes dos candidatos a presidente no estado de São Paulo. No cenário estimulado, onde os nomes dos pré-candidatos são apresentados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança, com 34% dos das intenções de voto. Na sequência aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 26%, seguido pelo ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 11%.

Cenário estimulado

  • Lula (PT) - 34%
  • Bolsonaro (PL) - 26%
  • Moro (Podemos) - 11%
  • Ciro Gomes (PDT) - 7%
  • João Doria (PSDB) - 5%
  • Simone Tebet (MDB) - 1%
  • André Janones (Avante) - 1%
  • Felipe D'Ávila (Novo) - 1%
  • Rodrigo Pacheco (PSD) - 0%
  • Brancos e Nulos - 11%
  • Não sabe/ Não respondeu - 2%

Cenário espontâneo

  • Lula (PT) - 30%
  • Bolsonaro (PL) - 24%
  • Moro (Podemos) - 9%
  • Ciro Gomes (PDT) - 6%
  • João Doria (PSDB) - 4%

Neste cenário os nomes dos pré-candidatos não são apresentados ao eleitor. De acordo com o Ipespe, André Janones (Avante), Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe D'Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) foram mencionados, mas não chegaram a 1% de citações.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, foi realizada entre os dias 14 e 16 de fevereiro e ouviu 1 mil eleitores do estado de São Paulo. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08006/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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