Uma pesquisa eleitoral da RealTime Big Data para o governo de São Paulo, divulgada nesta segunda-feira (28), mostrou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) na liderança da corrida eleitoral para o Palácio Bandeirantes em três cenários. O levantamento apresentou quatro cenários estimulados, quando são apresentados nomes dos possíveis pré-candidatos. No quarto cenário o nome do petista não foi citado.
Pesquisa estimulada
Cenário 1
- Fernando Haddad (PT) – 27%
- Márcio França (PSB) – 14%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 14%
- Guilherme Boulos (Psol) – %
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 6%
- Renata Abreu (Podemos) – 2%
- Vinícius Poit (Novo) – 1%
- Felicio Ramuth (PSD) – 1%
- Abraham Weintraub (PMB) – 1%
- Gabriel Colombo (PCB) – 0%
- Branco/Nulo/Não pretende votar – 20%
- Não respondeu/Não soube opinar – 14%
Cenário 2 - com Haddad, França, Tarcísio, Garcia e Poit
- Fernando Haddad (PT) – 27%
- Márcio França (PSB) – 15%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 15%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 7%
- Vinícius Poit (Novo) – 1%
Cenário 3 - sem Márcio França
- Fernando Haddad (PT) – 32%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 20%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 9%
- Vinícius Poit (Novo) – 2%
Cenário 4 - sem Fernando Haddad
- Márcio França (PSB) – 29%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 17%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 9%
- Vinícius Poit (Novo) – 2%
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea os entrevistadores não apresentam os nomes dos possíveis candidatos aos entrevistados.
- Fernando Haddad (PT) – 3%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos)– 2%.
- Márcio França (PSB) – 1%
- Guilherme Boulos (Psol) – 1%
- João Doria (PSDB) – 1%
- Branco/Nulo/Não pretende votar – 24%
- Não respondeu/Não soube opinar – 66%
Metodologia
A pesquisa feita pela RealTime Big Data foi encomendada pela Record TV. O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 de março. A empresa fez 1.500 entrevistas por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Já o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo SP-09439/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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