• Carregando...
Pesquisas eleitorais no Pernambuco
| Foto: Gazeta do Povo

Levantamento da Real Time Big Data para o Governo de Pernambuco, divulgado nesta quarta-feira (14), mostra a deputada federal Marília Arraes (SD) à frente da pesquisa, com 36% das intenções de votos.

Na sequência aparecem empatados a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) e o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL), com 15% das intenções de voto. Na sequência aparecem o deputado federal Danilo Cabral com 12% e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) com 8%.

A Real Time Big Data ainda simulou a disputa por uma vaga no Senado Federal com os eleitores pernambucanos. A deputada estadual Tereza Leitão (PT) aparece à frente com 25% das intenções de voto, seguida pelo ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) com 14% e o deputado federal André de Paula (PSD) com 13%.

Intenção de voto para o governo de Pernambuco

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

  • Marília Arraes (SD) - 36%
  • Raquel Lyra (PSDB) - 15%
  • Anderson Ferreira (PL) - 15%
  • Danilo Cabral (PSB) - 12%
  • Miguel Coelho (União Brasil) - 8%
  • João Arnaldo (Psol) - 1%
  • Wellington Carneiro (PTB) - 1%
  • Jones Manoel (PCB) - 0%
  • Ubiracy Olímpio (PCO) - 0%
  • Jadilson Bombeiro (PMB) - 0%
  • Claudia Ribeiro (PSTU) - 0%
  • Brancos e nulos - 5%
  • Não sabem ou não responderam - 7%

Primeiro turno: espontânea (quando os entrevistados não recebem lista de candidatos para responder)

  • Marília Arraes (SD) - 22%
  • Raquel Lyra (PSDB) - 10%
  • Anderson Ferreira (PL) - 9%
  • Danilo Cabral (PSB) - 6%
  • Miguel Coelho (União Brasil) - 4%
  • Outros nomes citados - 2%
  • Brancos e nulos - 11%
  • Não sabem ou não responderam - 36%

Cenários de segundo turno

Marília x Anderson

  • Marília Arraes (SD) - 55%
  • Anderson Ferreira (PL) - 32%
  • Brancos e nulos - 8%
  • Não sabem ou não responderam - 5%

Marília x Cabral

  • Marília Arraes (SD) - 51%
  • Danilo Cabral (PSB) - 25%
  • Brancos e nulos - 12%
  • Não sabem ou não responderam - 12%

Marília x Coelho

  • Marília Arraes (SD) - 53%
  • Miguel Coelho (União Brasil) - 28%
  • Brancos e nulos - 8%
  • Não sabem ou não responderam - 11%

Marília x Raquel

  • Marília Arraes (SD) - 45%
  • Raquel Lyra (PSDB) - 38%
  • Brancos e nulos - 6%
  • Não sabem ou não responderam - 11%

Intenção de voto para o Senado em Pernambuco

Estimulada

  • Tereza Leitão (PT) - 25%
  • Gilson Machado (PL) - 14%
  • André de Paula (PSD) - 13%
  • Guilherme Coelho (PSDB) - 9%
  • Carlos Andrade Lima (União Brasil) - 2%
  • Eugênia Lima (Psol) - 1%
  • Dayse Medeiros (PSTU) - 0%
  • Teio Ramos (PMB) - 0%
  • Roberta Rita (PCO) - 0%
  • Brancos e nulos - 14%
  • Não sabem ou não responderam - 22%

Metodologia da pesquisa Real Time Big Data

A pesquisa encomendada pela Record TV ao Instituto Real Time Big Data entrevistou 1 mil pessoas, entre os dias 12 e 13 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PE-03359/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]