
Levantamento do Real Time Big Data para o Governo da Alagoas, divulgado nesta quarta-feira (6), mostra o atual governador Paulo Dantas (MDB) e os senadores Fernando Collor (PROS) e Rodrigo Cunha (União Brasil) empatados pelo limite da margem de erro na liderança da pesquisa.
Com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Dantas aparece com 26% das intenções de voto, enquanto Collor e Cunha somaram 20% no levantamento.
Na sequência aparece o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD), com 13% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somaram 8%, enquanto eleitores indecisos e que não responderam representaram 11% do levantamento.
O Real Time Big Data ainda simulou a disputa por uma vaga no Senado Federal com os eleitores alagoanos. O ex-governador Renan Filho aparece à frente, com 45% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) e pelo deputado estadual Davi Davino Filho (Progressistas), ambos com 13%.
Intenção de voto para o governo de Alagoas
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Paulo Dantas (MDB) - 58%
- Fernando Collor (PROS) - 20%
- Rodrigo Cunha (União Brasil) - 20%
- Rui Palmeira (PSD) - 13%
- Mônica Carvalho (SD) - 1%
- Professor Cícero Albuquerque (Psol) - 1%
- Régis Cavalcante (Cidadania) - 1%
- Brancos e nulos - 8%
- Não sabem ou não responderam - 11%
Primeiro turno: espontânea (quando os entrevistados não recebem lista de candidatos para responder)
- Paulo Dantas (MDB) - 11%
- Fernando Collor (PROS) - 7%
- Rodrigo Cunha (União Brasil) - 5%
- Rui Palmeira (PSD) - 1%
- Brancos e nulos - 10%
- Não sabem ou não responderam - 64%
Intenção de voto para o Senado em Alagoas
- Renan Filho (MDB) - 45%
- Ronaldo Lessa (PDT) - 13%
- Davi Davino Filho (Progressistas) - 13%
- Pastor Ildo Rafael (DC) - 4%
- Mário Agra (Psol) - 1%
- Brancos e nulos - 12%
- Não sabem ou não responderam - 12%
Metodologia das pesquisas
A pesquisa encomendada pela Record TV ao Instituto Real Time Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas, entre os dias 4 de julho e 5 de julho. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número AL-04092/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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