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Pesquisa mostra como está a disputa ao governo do Paraná
Pesquisa eleitoral de intenção de voto no Paraná| Foto: Gazeta do Povo

Levantamento da IRG Pesquisa com eleitores do estado do Paraná, divulgado neste domingo (14), traz o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) na frente, com 49,5% das intenções de voto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem na sequência, com 30,3%. Ciro Gomes (PDT) tem 5,9%, e Simone Tebet, 3,1%.

Na comparação com a pesquisa do mesmo instituto divulgada em julho deste ano, Bolsonaro subiu 3,7 pontos percentuais, enquanto Lula caiu 2,3 pontos. Ciro Gomes obteve 0,2 pontos percentuais a menos, e Simone Tebet, 0,3 a mais.

Veja o resultado completo a seguir:

Intenção de voto para presidente no Paraná

  • Jair Bolsonaro (PL) - 49,5%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 30,3%
  • Ciro Gomes (PDT) - 5,9%
  • Simone Tebet (MDB) - 3,1%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0,7%
  • Felipe D'Avila (Novo) - 0,5%
  • Brancos/nulo/nenhum - 6,6%
  • Não sabe/não respondeu - 2,9%

Metodologia da pesquisa

A IRG Pesquisa realizou 1.500 entrevistas por telefone com eleitores no estado do Paraná entre os dias 29 de junho e 3 de julho. A pesquisa não tem contratante e foi feita com recursos próprios. O levantamento, que é estimulado, tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo BR-06776/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais?

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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