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Presidente Jair Bolsonaro e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lideram a pesquisa Datafolha.| Foto: Alan Santos/PR e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Pesquisa eleitoral do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (24) pelo jornal Folha de S. Paulo, mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 26%. Ciro Gomes (PDT) apareceu com 6%, tecnicamente empatado com o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que tem 8%.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (do PSDB, mas que estuda disputar a Presidência pelo PSD) aparece com 1% da preferência dos eleitores, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2%, dependendo dos cenários em que são citados.

Confira abaixo os resultados da pesquisa estimulada para primeiro e segundo turnos.

Pesquisa eleitoral para presidente: 1º turno

  • Lula (PT) – 43%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 26%
  • Sergio Moro (Podemos) – 8%
  • Ciro Gomes (PDT) – 6%
  • João Doria (PSDB) – 2%
  • André Janones (Avante) – 2%
  • Vera Lúcia (PSTU) – 1%
  • Simone Tebet (MDB) – 1%
  • Felipe d’Avila (Novo) – 1%
  • Leonardo Péricles (UP) – 0%
  • Nenhum/branco/nulo - 6%
  • Não sabem – 2%

Cenário 2

  • Lula (PT) – 43%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 26%
  • Sergio Moro (Podemos) – 8%
  • Ciro Gomes (PDT) – 7%
  • André Janones (Avante) – 3%
  • Vera Lúcia (PSTU) – 1%
  • Eduardo Leite (PSDB) – 1%
  • Simone Tebet (MDB) – 1%
  • Felipe d’Avila (Novo) – 0%
  • Leonardo Péricles (UP) – 0%
  • Nenhum/branco/nulo - 7%
  • Não sabem – 3%

Cenário 3

  • Lula (PT) – 44%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 26%
  • Sergio Moro (Podemos) – 8%
  • Ciro Gomes (PDT) – 7%
  • André Janones (Avante) – 3%
  • João Doria (PSDB) – 2%
  • Vera Lúcia (PSTU) – 1%
  • Felipe d’Avila (Novo) – 1%
  • Leonardo Péricles (UP) – 0%
  • Nenhum/branco/nulo - 6%
  • Não sabem – 2%

Cenário 4

  • Lula (PT) – 43%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 26%
  • Sergio Moro (Podemos) – 8%
  • Ciro Gomes (PDT) – 8%
  • André Janones (Avante) – 3%
  • Vera Lúcia (PSTU) – 1%
  • Simone Tebet (MDB) – 1%
  • Felipe d’Avila (Novo) – 0%
  • Leonardo Péricles (UP) – 0%
  • Nenhum/branco/nulo - 7%
  • Não sabem – 2%

Segundo turno

Lula x Bolsonaro

  • Lula (PT) – 55%
  • Bolsonaro (PL) – 34%
  • Nenhum/branco/nulo – 10%
  • Não sabem – 1%

Bolsonaro x Moro

  • Moro (Podemos) – 42%
  • Bolsonaro (PL) – 34%
  • Nenhum/branco/nulo – 22%
  • Não sabem – 1%

Bolsonaro x Ciro

  • Ciro (PDT) – 46%
  • Bolsonaro (PL) – 37%
  • Nenhum/branco/nulo – 16%
  • Não sabem – 1%

Bolsonaro x Doria

  • Doria (PSDB) – 40%
  • Bolsonaro (PL) – 39%
  • Nenhum/branco/nulo – 20%
  • Não sabem – 1%

Lula x Doria

  • Lula (PT) – 57%
  • Doria (PSDB) – 21%
  • Nenhum/branco/nulo – 20%
  • Não sabem – 1%

Lula x Ciro

  • Lula (PT) – 54%
  • Ciro (PDT) – 28%
  • Nenhum/branco/nulo – 17%
  • Não sabem – 1%

Lula x Moro

  • Lula (PT) – 54%
  • Moro (Podemos) – 32%
  • Nenhum/branco/nulo – 13%
  • Não sabem – 1%

Metodologia da pesquisa

O Datafolha entrevistou 2.556 eleitores entre os dias 22 e 23 de março, em 181 cidades. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-08967/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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