Levantamento do Paraná Pesquisas com eleitores do Rio Grande do Sul, divulgado neste sábado (2), mostrou o presidente e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 39,3% das intenções de voto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecia na sequência, com 34,5%.
O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, estava em terceiro, com 7,6%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 2,5%. Os demais marcaram menos de 1%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Veja o resultado completo a seguir.
Pesquisa estimulada para presidente no Rio Grande do Sul
- Jair Bolsonaro (PL) - 39,3%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 34,5%
- Ciro Gomes (PDT) - 7,6%
- Simone Tebet (MDB) - 2,5%
- Pablo Marçal (Pros) - 0,8%
- André Janones (Avante) - 0,6%
- Felipe d'Avila (Novo) - 0,5%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0,5%
- Eymael (DC) - 0,4%
- Luciano Bivar (União) - 0,2%
- Leonardo Péricles (UP) - 0,1%
- Sofia Manzano (PCB) - 0,1%
- Brancos/nulo/nenhum - 8,1%
- Não sabe - 4,8%
Avaliação do governo Bolsonaro no RS
O instituto também mostrou que 48% dos eleitores entrevistados desaprovam o governo Jair Bolsonaro. Os que aprovam somaram 48%, e os que não responderam eram 4,7%. Ainda na avaliação de governo, 37,7% consideravam o trabalho do presidente ótimo ou bom, 18,8% achavam regular e 42,6% afirmavam ser ruim ou péssimo.
Metodologia da pesquisa
O Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores no Rio Grande do Sul, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, em 64 municípios do estado. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08027/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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