• Carregando...
felicio ramuth
Saiba quem é Felício Ramuth, vice de Tarcísio de Freitas ao governo de SP| Foto: divulgação

Felício Ramuth chegou a ser o pré-candidato do PSD ao governo de São Paulo, mas acabou sendo alçado a vice de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na coligação para as eleições deste ano.

De janeiro de 2017 a março de 2022, foi prefeito de São José dos Campos, a quinta cidade mais populosa do estado. Deixou o cargo para se candidatar ao executivo estadual nas eleições de 2 de outubro. Mas dois meses antes de sair da prefeitura, mudou de partido. Em janeiro, migrou do PSDB, sigla à qual foi filiado por 28 anos, para o PSD, a convite do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

Segundo o próprio Ramuth, desentendimentos internos no PSDB e com o ex-governador tucano João Doria foram fatores decisivos para sua saída do partido. Nas prévias tucanas do ano passado, Ramuth apoiou Eduardo Leite (PSDB), que concorreu contra Doria.

“Tive embates com o governo de São Paulo, defendia que cidades tivessem autonomia para tomar decisões. Nunca fui negacionista, mas defendia que os municípios, como o meu, soubessem a hora de fazer fechamento e abertura [do comércio, durante a pandemia de Covid-19]. O PSDB daqui [São José dos Campos] sempre foi muito considerado pelo partido, mas éramos admirados desde que ficássemos 'quietinhos'", disse em entrevista recente ao portal UOL.

O primeiro teste de Ramuth nas urnas foi em 2016, quando venceu a eleição municipal de São José dos Campos no primeiro turno, com 62% dos votos válidos. No pleito seguinte, em 2020, repetiu o feito, sendo reeleito com 58,21% dos votos.

Sua gestão foi marcada por obras como a construção da ponte estaiada, Via Cambuí e a conclusão de uma arena de esportes. Porém, a administração enfrentou problemas na licitação do transporte público e atrasos nas obras da Linha Verde – corredor que vai interligar as regiões sul e leste de São José dos Campos, com estações para Veículos Leve sobre Pneus (VLPs).

Formado em Administração com MBA em Gestão Pública, Ramuth também foi secretário de Transportes e assessor de Planejamento de Comunicação de São José dos Campos durante o mandato de Eduardo Cury (PSDB) e, quando era prefeito, foi vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos.

Sua pré-candidatura ao governo do estado foi confirmada em março, mas suspensa meses depois. Na ocasião, ele disse que a “geração de emprego e renda é o melhor programa social que existe”. O candidato também já defendeu a municipalização das escolas estaduais em cidades de porte médio, disse ser contra o aborto, a favor do casamento homossexual e afirmou que não está ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), ao contrário de seu candidato principal, e nem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT).

Ficha do candidato

  • Nome: Felício Ramuth
  • Partido: PSD
  • Idade: 53 anos
  • Data de nascimento: 11/11/1968
  • Ocupação: Administrador
  • Grau de Instrução: Superior completo
  • Estado Civil: Casado
  • Município de nascimento: São Paulo/SP
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]