• Carregando...
candidatos a presidente
Alguns dos candidatos a presidente: Lula (PT), Bolsonaro (PL), Ciro (PDT) e Simone (MDB)| Foto: Ricardo Stuckert/PT; André Coelho/EFE; Reprodução/Facebook; Jefferson Rudy/Agência Senado

Candidatos a presidente da República serão sabatinados por O Globo, Valor e CBN a partir de 22 de agosto. Foram convidados para a série Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (PROS). Os presidenciáveis chamados eram os cinco primeiros colocados na pesquisa Datafolha de 28 de julho*. Se a ordem mudar na próxima pesquisa do instituto, outros postulantes ao cargo poderão ser chamados.

De acordo com O Globo, até o momento, Gomes, Tebet e Marçal confirmaram a participação no evento. Se não houver mudança entre os candidatos entrevistados, a ordem preliminar definida por sorteio foi Simone Tebet (MDB) em 22 de agosto, e depois Jair Bolsonaro (PL), Pablo Marçal (PROS), Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT).

As entrevistas vão começar sempre às 10h30, terão 1h30 de duração e serão presenciais.

Governos de SP, RJ e MG 

Além dos presidenciáveis, O Globo, Valor e CBN irão realizar sabatinas com alguns candidatos ao governo dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As entrevistas com os três candidatos ao governo de São Paulo mais bem colocados na pesquisa Datafolha** de 30 de junho serão realizadas nesta segunda-feira (15), na terça (16) e na quarta (17). A ordem sorteada foi Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Fernando Haddad (PT).

No caso do Rio de Janeiro, as entrevistas terão início em 29 de agosto.  Foram convidados os três candidatos mais bem posicionados na pesquisa Datafolha*** de 1º julho. A  sequência também foi definida por sorteio. O primeiro será Rodrigo Neves (PDT) no dia 29, e depois Marcelo Freixo (PSB) em 30 de agosto, e Cláudio Castro (PL) em 31 de agosto.

A última semana de sabatinas, a partir de 5 de setembro, será com candidatos ao governo de Minas Gerais. Também foram convidados os três primeiros colocados da pesquisa Datafolha**** de 1º de julho.  De acordo com o sorteio, o primeiro será Alexandre Kalil (PSD) em 5 de setembro, e depois Romeu Zema (Novo) em 6 de setembro. Já a sabatina com Carlos Viana (PL) será realizada em 8 de setembro por causa do feriado de 7 de Setembro, Independência do Brasil

Assim como no caso das sabatinas dos presidenciáveis, se a próxima pesquisa Datafolha de cada um desses três estados mudar a classificação nas respectivas disputas estaduais, novos candidatos podem ser convidados para a série de entrevistas. De acordo com O Globo, todos os nove políticos de SP, RJ e MP já confirmaram a participação dos respectivos eventos.

Metodologias das pesquisas

*Datafolha de 28 de julho sobre a corrida presidencial: O Datafolha entrevistou 2.556 eleitores entre os dias 27 e 28 de julho em 183 cidades. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-01192/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Confira a pesquisa completa.

**Datafolha de 30 de junho sobre o governo de São Paulo:  O Datafolha entrevistou 1.806 pessoas por entrevista, entre os dias 28 e 30 de junho. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números SP-02523/2022. Confira a pesquisa completa.

***Datafolha de 1º de julho sobre o governo do Rio de Janeiro: O Datafolha entrevistou 1.218 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 29 de junho e 1 de julho. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números RJ-00260/2022 e BR-03991/2022. Confira a pesquisa completa.

****Datafolha de 1º de julho sobre o governo de Minas Gerais: O Datafolha entrevistou 1.204 pessoas por entrevista, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, em 52 municípios de Minas Gerais. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números MG-07688/2022 e BR-08684/2022. Confira a pesquisa completa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]