YouTube sinaliza vídeo de Tom Scott que classifica urnas eletrônicas como “má ideia”.
YouTube sinaliza vídeo de Tom Scott que classifica urnas eletrônicas como “má ideia”.| Foto: Reprodução / YouTube

O YouTube colocou um painel indicativo no vídeo "Why Electronic Voting is Still a Bad Idea" ("Por que a urna eletrônica é ainda uma má ideia"), de 2019, do youtuber inglês Tom Scott, que tem mais de 5 milhões de seguidores. Scott é famoso por produzir vídeos sobre ciência, tecnologia e história. Em 2014, ele já havia gravado um vídeo questionando a segurança de urnas eletrônicas.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Abaixo do conteúdo, que até agora teve 3,7 milhões de visualizações, a plataforma colocou um link para uma página da Justiça Eleitoral com informações sobre as urnas, afirmando serem dispositivos auditáveis e confiáveis. O painel também traz a frase: “O sistema de votação eletrônico brasileiro permite o exercício da cidadania com maior segurança. A urna foi desenvolvida para computar votos de forma segura e sigilosa, atendendo à demanda e às características específicas do Brasil”.

O YouTube informou que a sinalização não teria sido um pedido da Justiça Eleitoral, mas apenas uma prática da plataforma de contextualizar assuntos "propensos à desinformação".