O partido Unidade Popular (UP) anunciou Indira Xavier como pré-candidata à prefeitura de Belo Horizonte nas eleições 2024. Ela é militante de movimentos sociais e disputará o mais alto cargo da capital mineira pela primeira vez.
Indira Xavier, 39 anos, foi oficializada pré-candidata em evento realizado em 21 de maio, na Ocupação Maria do Arraial, que reuniu mais de 200 pessoas, entre apoiadores, filiados e aliados da sigla.
Natural de Maceió (AL), ela é coordenadora da Casa Tina Martins, a primeira ocupação de mulheres da América Latina, que visa a emancipação das mulheres e o fim da violência. Coordena também o Movimento Olga Benário Brasil, contra a opressão patriarcal-capitalista e na luta pelo socialismo.
Esta será a quarta vez que Indira Xavier disputa um cargo público. Nas eleições de 2006 e de 2010, foi candidata à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e, em 2022, ao governo do estado mineiro, mas não teve sucesso nos pleitos.
A prefeitura de Belo Horizonte entrou no radar dos principais partidos do país pela baixa popularidade da gestão do atual mandatário Fuad Noman (PSD-MG), que busca a reeleição.
Oposição ameaça barrar reforma tributária para pressionar pelo impeachment de Moraes
Para avançar PECs anti-STF na Câmara, oposicionistas precisam contar com Lira
Câmara aprova fim gradual da desoneração da folha de pagamento a partir de 2025
Plano de cortar “salário extra” a trabalhador com carteira deve enfrentar resistência
Deixe sua opinião