Berço nacional do PT, São Bernardo do Campo, no ABC paulista, terá um segundo turno sem o partido do presidente Lula. O deputado estadual Luiz Fernando, irmão do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, era o nome do Partido dos Trabalhadores na busca pela prefeitura, mas, com apenas 23% dos votos, ficou fora da disputa. Seguem no segundo turno Marcelo Lima (Podemos) e Alex Manente (Cidadania).
O presidente esteve na cidade pela manhã, que é seu domicílio eleitoral. Ele votou na Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo. Além da esposa, Janja, estiveram com Lula no ABC paulista os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do Trabalho, Luiz Marinho.
"Importante conhecer a biografia das pessoas, o que fez ontem, fez a vida inteira. Temos história em São Bernardo, Mauá, Santo André, São Paulo. Temos um conjunto que demonstramos a biografia. É com essa fé que escolhi o vereador, prefeito. Não podemos permitir que o povo vote desinformado”, disse o presidente.
Ao lado de Luiz Fernando, Lula disse que gostaria que sua votação simbolizasse "que temos que escolher o melhor". Mas nem mesmo o apoio explícito foi suficiente para levar o candidato do PT adiante na disputa pela prefeitura de São Bernardo do Campo.
Quem é Marcelo Lima
Marcelo Lima, atual vice-prefeito de São Bernardo do Campo, obteve 119.593 votos, 28,64% do total. Ele começou na vida política em 2008, eleito vereador no município. Quatro anos depois conseguiu a reeleição para o legislativo municipal, e em 2014 tentou se eleger deputado estadual, sem sucesso. Em 2016 foi eleito vice-prefeito, e reeleito em 2020.
Com um histórico de filiações ao PPS, Solidariedade, Patriota, PSD, PSB e Podemos, Lima foi eleito em 2022 para uma vaga na Câmara dos Deputados, mas acabou perdendo o mandato de deputado federal por infidelidade partidária.
Quem é Alex Manente
Alex Manente é deputado federal e obteve 110.791 votos, 26,53% do total. Advogado, ele começou sua carreira política em 1998 eleito presidente da Juventude do PPS. Participou de sua primeira disputa eleitoral em 2004, se elegendo vereador. Nas eleições gerais seguintes, Manente conseguiu sua eleição para deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito. Em 2014 foi eleito deputado federal, e reeleito quatro anos depois. Esta é a quarta tentativa de Alex Manente à prefeitura de São Bernardo – ele foi candidato ao cargo nas eleições de 2008, 2012 e 2016.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião