João Pinheiro (PRTB), que disputou a prefeitura de Marília (SP), foi quem declarou o maior patrimônio entre os candidatos das eleições municipais 2024. O candidato "mais rico do Brasil" registrou mais de R$ 2,8 bilhões na Justiça Eleitoral.
Mas, se por um lado Pinheiro se destacou pelas cifras vultosas, por outro despertou pouco interesse nos eleitores onde foi candidato – ele recebeu 3.397 votos, apenas 3% do total apurado em Marília, no interior paulista. Com o resultado, ficou em quinto entre seis candidatos na eleição vencida por Vinicius Camarinha (PSDB).
Em sua declaração de bens à Justiça Eleitoral, Pinheiro registrou a posse de 95% das cotas de capital da empresa Sugar Brazil LTDA, ligada à importação e exportação de commodities, suprimentos hospitalares e industriais, soja e produtos agrícolas, entre outros. Em uma das carreatas da campanha, ele incluiu o acompanhamento de um helicóptero, além da participação de carros de luxo Porsche, Camaro e Ferrari.
Candidato mais rico do Brasil recebeu R$ 6,5 mil na forma de locação de Kombis
De acordo com os dados oficiais mais recentes do portal de divulgação das candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (DivulgaCand), Pinheiro foi o maior doador da própria campanha, com transferências somadas de R$ 171 mil. O empresário, que posa junto a um jatinho, um Rolls-Royce e uma Lamborghini no site da Sugar Brazil (empresa da qual é CEO), ainda recebeu outros R$ 6,5 mil como receita de campanha, na forma de locação de duas kombis de lotação.
Entre as despesas de campanha declaradas até 14 de setembro (atualização mais recente do DivulgaCand na data de publicação da reportagem), as maiores cifras foram gastas com uma pesquisa contratada junto ao Instituto Verita LTDA, no valor de R$ 22,2 mil. Outros R$ 19,6 mil foram utilizados na compra de marmitex em Rueda Restaurante LTDA.
“Queremos transformar Marília na Dubai do interior de São Paulo”
João Pinheiro, candidato a prefeito
Na WBL Gráfica e Editora LTDA, a campanha de Pinheiro gastou mais R$ 18,6 mil na confecção de impressos, como santinhos, adesivos pré-cortados conhecidos como “praguinhas” e folders com o plano de governo. O candidato ainda contratou a confecção de camisetas para os cabos eleitorais a um custo de R$ 4 mil. O restante das despesas de campanha, que em sua totalidade somavam R$ 334,5 mil até meados de setembro, foi investido no trabalho dos cabos eleitorais da chapa.
Na ponta da lista, Pinheiro e seu vice, Rafa Amadeu (PDT), declararam pagamentos de R$ 3 mil para uma líder de equipe, R$ 2,5 mil para cabos eleitorais descritos como “lideranças” e R$ 2.250 para os “bandeiras”. Entre os contratados apenas como cabos eleitorais, os pagamentos variaram entre R$ 1,5 mil e R$ 50.
Em seu perfil no Instagram, o candidato João Pinheiro fez uma postagem em sinal de gratidão aos menos de 3,4 mil votos recebidos pelos eleitores em Marília. “Agradeço de coração ao povo mariliense pelo acolhimento nestas eleições. A vitória não veio, mas plantamos a semente da transformação no coração do mariliense. Gratidão por todo o carinho, Marília”, escreveu Pinheiro.
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