O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Floriano de Azevedo Marques, concedeu decisão liminar para restituir os diretórios do PMB em Curitiba e no Paraná, abrindo caminho para a permanência da candidatura de Cristina Graeml à prefeitura da capital paranaense nas eleições de 2024. A situação ainda será julgada pelo Pleno do TSE em data não definida.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A decisão vem após o PMB estadual entrar na Justiça Eleitoral com um mandado de segurança contra a Executiva Nacional e a presidente do partido, Sued Haidar Nogueira, que dissolveram o diretório no estado. No último dia 20 de agosto, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) havia dado parecer favorável à restituição da composição local.
A candidatura de Graeml foi aprovada na convenção da sigla, em 5 de agosto, assim como Jairo Ferreira Filho como candidato a vice para a prefeitura de Curitiba. O imbróglio judicial, inclusive, fez com que a Band TV desconvidasse a candidata ao debate eleitoral realizado no dia 8 de agosto, impedindo a participação dela.
Na decisão, o ministro Azevedo Marques argumentou que “considerou-se a inexistência de procedimento prévio ao ato de destituição e, em face de disposição estatutária similar à invocada pelos impetrados, esta Corte Superior entendeu que os direitos fundamentais ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório têm eficácia transversal e, portanto, incidem também nas relações entre os filiados e as agremiações partidárias.”
O ministro ainda ressaltou que a liminar está limitada à questão da destituição do diretório estadual e de Curitiba do PMB e não do julgamento sobre Cristina Graeml candidata. “Também não está em julgamento a validade de eventuais processos de registro de candidatura apresentados pela comissão provisória representada pelo impetrante, feitos cujos requisitos devem ser avaliados, se for o caso, pelo juízo competente, a tempo e modo”, apontou.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião