Sandro Mabel foi anunciado como pré-candidato à prefeitura de Goiânia pelo União Brasil nas eleições de 2024. Ele foi convidado para concorrer ao mais alto cargo da capital de Goiás pelo governador do estado e um dos caciques do União Brasil, Ronaldo Caiado.
Mabel tem 65 anos e é natural de Ribeirão Preto (SP). Ele é formado em Administração de Empresas pela Associação de Ensino de Ribeirão Preto. É presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), entidade ligada ao Sistema S. Para participar da campanha eleitoral, terá que se licenciar das funções na Fieg.
Ele foi deputado estadual de Goiás pelo então PMDB (hoje MDB) entre 1991 e 1995. Em 1992, concorreu à prefeitura de Goiânia e foi derrotado por Darci Accorsi (PT). Depois, Sandro Mabel foi eleito deputado federal por quatro legislaturas, ocupando uma cadeira na Câmara dos Deputados entre 1995 e 2015.
Mabel estava no PMDB quando foi eleito pela primeira vez como deputado federal em 1994. No segundo pleito que disputou, em 2002, estava no PFL. Em 2006, concorreu e foi eleito pelo PL e, em 2010, pelo Partido da República (que em 2019 voltou a ser o PL). Em 2016, foi assessor especial do ex-presidente Michel Temer (MDB).
Mabel estava, por último, no Republicanos. Ele deixou o partido em março para se filiar ao União Brasil e participar das eleições municipais de outubro.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Deixe sua opinião