A AtlasIntel divulgou nesta segunda-feira (30) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições municipais de 2024.
Pelos dados da pesquisa, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera com 49% das intenções de voto, contra 32,1% de Alexandre Ramagem (PL). Na terceira colocação aparece Tarcísio Motta (Psol), que soma 8,1% da preferência dos eleitores.
Nos dois cenários de segundo turno que foram simulados pela AtlasIntel, Eduardo Paes venceria Alexandre Ramagem e Tarcísio Motta.
AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura do Rio de Janeiro
Estimulada
- Eduardo Paes (PSD): 49%
- Alexandre Ramagem (PL): 32,1%
- Tarcísio Motta (Psol): 8,1%
- Carol Sponza (Novo): 3%
- Cyro Garcia (PSTU): 1,4%
- Marcelo Queiroz (PP): 1,3%
- Rodrigo Amorim (União): 1,3%
- Juliete Pantoja (UP): 0,8%
- Branco/Nulo: 1,1%
- Não sabe: 2%
Pesquisa no Rio de Janeiro simulou cenários de segundo turno
Cenário 1
- Eduardo Paes (PSD): 57%
- Alexandre Ramagem (PL): 36%
- Branco/Nulo: 4%
- Não sabe: 3%
Cenário 2
- Eduardo Paes (PSD): 52%
- Tarcísio Motta (Psol): 22%
- Branco/Nulo: 22%
- Não sabe: 4%
AtlasIntel perguntou sobre aprovação dos governos municipal, estadual e federal
Avaliação do prefeito Eduardo Paes
- Aprova: 57%
- Desaprova: 39%
- Não sabe: 4%
Avaliação do governador Cláudio Castro
- Aprova: 16%
- Desaprova: 75%
- Não sabe: 9%
Avaliação do presidente Lula
- Aprova: 42%
- Desaprova: 53%
- Não sabe: 4%
AtlasIntel questionou sobre o desempenho do prefeito, governador e presidente
Prefeito Eduardo Paes
- Ótimo: 31%
- Bom: 20%
- Regular: 12%
- Ruim: 11%
- Péssimo: 26%
Governador Cláudio Castro
- Ótimo: 3%
- Bom: 7%
- Regular: 14%
- Ruim: 21%
- Péssimo: 55%
Presidente Lula
- Ótimo: 25%
- Bom: 12%
- Regular: 9%
- Ruim: 8%
- Péssimo: 46%
Pesquisa no Rio de Janeiro perguntou sobre a imagem de líderes políticos
Eduardo Paes
- Positiva: 56%
- Negativa: 42%
- Não sabe: 3%
Tarcísio Motta
- Positiva: 46%
- Negativa: 45%
- Não sabe: 9%
Jair Bolsonaro
- Positiva: 44%
- Negativa: 54%
- Não sabe: 2%
Lula
- Positiva: 41%
- Negativa: 54%
- Não sabe: 6%
Alexandre Ramagem
- Positiva: 37%
- Negativa: 54%
- Não sabe: 10%
Cláudio Castro
- Positiva: 18%
- Negativa: 73%
- Não sabe: 9%
Marcelo Queiroz
- Positiva: 18%
- Negativa: 20%
- Não sabe: 62%
Rodrigo Amorim
- Positiva: 15%
- Negativa: 48%
- Não sabe: 37%
Carol Sponza
- Positiva: 14%
- Negativa: 20%
- Não sabe: 67%
AtlasIntel ouviu a opinião sobre os maiores problemas que afetam o Rio de Janeiro
- Criminalidade: 82,2%
- Saúde: 42,3%
- Corrupção: 34,1%
- Educação: 29,6%
- População de rua: 23,2%
- Transporte público: 15,9%
- Engarrafamentos: 15,7%
- Desordem urbana e barulho: 13,9%
- Degradação do centro da cidade: 9,5%
- Habitação (moradia): 9%
- Má conservação de ruas, calçadas e áreas de lazer: 8,4%
- Burocracia e barreiras para negócios: 3,8%
- Poluição: 2,9%
- Limpeza urbana: 2,5%
Metodologia: 1.633 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 24 e 29 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº RJ-00739/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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