O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de São Paulo. No cenário de votos válidos, Guilherme Boulos (Psol) apareceu com 32,3% das intenções de votos. Pablo Marçal (PRTB) estava com 30% e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 20%.
AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de São Paulo
Estimulada (votos válidos)
- Guilherme Boulos (Psol): 32,3%
- Pablo Marçal (PRTB): 30%
- Ricardo Nunes (MDB): 20%
- Tabata Amaral (PSB): 10,5%
- Marina Helena (Novo): 3,6%
- Datena (PSDB): 2,8%
- Altino Prazeres (PSTU): 0,5%
- Ricardo Senese (UP): 0,3%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Bebeto Haddad (DC): 0%
Pesquisa à prefeitura de São Paulo simulou cenários de segundo turno
A AtlasIntel perguntou, na pesquisa à prefeitura de São Paulo, em quem os eleitores votariam em caso de segundo turno:
Cenário 1
- Ricardo Nunes (MDB): 46%
- Guilherme Boulos (Psol): 37%
- Branco/Nulo: 16%
- Não sabe: 2%
Cenário 2
- Tabata Amaral (PSB): 42%
- Ricardo Nunes (MDB): 39%
- Branco/Nulo: 16%
- Não sabe: 3%
Cenário 3
- Pablo Marçal (PRTB): 36%
- Ricardo Nunes (MDB): 34%
- Branco/Nulo: 27%
- Não sabe: 3%
Cenário 4
- Tabata Amaral (PSB): 35%
- Guilherme Boulos (Psol): 34%
- Branco/Nulo: 28%
- Não sabe: 4%
Cenário 5
- Pablo Marçal (PRTB): 43%
- Guilherme Boulos (Psol): 42%
- Branco/Nulo: 15%
- Não sabe: 1%
Cenário 6
- Tabata Amaral (PSB): 48%
- Pablo Marçal (PRTB): 40%
- Branco/Nulo: 10%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Metodologia da pesquisa AtlasIntel à prefeitura de São Paulo: 2.500 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024. A pesquisa para a prefeitura de São Paulo foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-00197/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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