O instituto Datafolha divulgou uma nova pesquisa nesta quinta-feira(5) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições municipais de 2024. Neste novo levantamento, o prefeito Eduardo Paes (PSD) mantém a liderança sobre os demais candidatos, com 59% das intenções de voto. Os dados foram disponibilizados pelo jornal Folha de S. Paulo, um dos contratantes do levantamento.
Em seguida, vêm Alexandre Ramagem (PL) e Tarcísio Motta (PSOL), com 11% e 6%, respectivamente. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão em empate técnico.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura do Rio de Janeiro
Estimulada
- Eduardo Paes (PSD): 59%
- Alexandre Ramagem (PL): 11%
- Tarcísio Motta (Psol): 6%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 2%
- Marcelo Queiroz (PP): 1%
- Cyro Garcia (PSTU): 1%
- Juliete Pantoja (Unidade Popular): 1%
- Carol Sponza (Novo): 1%
- Henrique Simonard (PCO): 0%
- Em branco/Nulo/Nenhum: 11%
- Não sabem: 7%
Espontânea
- Eduardo Paes (PSD): 39%
- Alexandre Ramagem (PL): 7%
- Tarcísio Motta (PSOL): 3%
- No atual: 1%
- Outras respostas: 3%
- Em branco/nulo/nenhum: 7%
- Não sabem: 39%
Pesquisa do Datafolha apurou a rejeição dos candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro
- Alexandre Ramagem (PL): 29%
- Tarcísio Motta (PSOL): 24%
- Cyro Garcia (PSTU): 23%
- Eduardo Paes (PSD): 14%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 15%
- Carol Sponza (Novo): 14%
- Marcelo Queiroz (PP): 15%
- Juliete Pantoja (Unidade Popular): 15%
- Henrique Simonard (PCO): 12%
- Rejeita todos/não votaria em nenhum: 5%
- Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 3%
- Não sabe: 12%
Datafolha avaliou o grau de conhecimento do candidato
Eduardo Paes (PSD)
- Conhece muito bem: 69%
- Um pouco: 20%
- Só de ouvir falar: 10%
- Não conhece: 1%
Cyro Garcia (PSTU)
- Conhece muito bem: 15%
- Um pouco: 21%
- Só de ouvir falar: 34%
- Não conhece: 30%
Tarcísio Motta (PSOL)
- Conhece muito bem: 21%
- Um pouco: 18%
- Só de ouvir falar: 27%
- Não conhece: 33%
Marcelo Queiroz (PP)
- Conhece muito bem: 5%
- Um pouco: 15%
- Só de ouvir falar: 28%
- Não conhece: 52%
Alexandre Ramagem (PL)
- Conhece muito bem: 13%
- Um pouco: 16%
- Só de ouvir falar: 25%
- Não conhece: 46%
Rodrigo Amorim (UB)
- Conhece muito bem: 6%
- Um pouco: 13%
- Só de ouvir falar: 22%
- Não conhece: 59%
Juliete Pantoja (UP)
- Conhece muito bem: 1%
- Um pouco: 6%
- Só de ouvir falar: 11%
- Não conhece: 81%
Henrique Simonard (PCO)
- Conhece muito bem: 0%
- Um pouco: 4%
- Só de ouvir falar: 9%
- Não conhece: 86%
Carol Sponza (Novo)
- Conhece muito bem: 1%
- Um pouco: 4%
- Só de ouvir falar: 8%
- Não conhece: 87%
Pesquisa Datafolha avaliou gestão de Eduardo Paes
A avaliação do desempenho de Eduardo Paes como prefeito também foi apurada pelo novo levantamento do Datafolha. De acordo com a pesquisa, gestão do prefeito foi considerada ótima ou boa por 50% dos eleitores. Outros 35% consideraram o trabalho regular. Ruim ou péssimo somaram 13%. Apenas 1% não soube opinar.
Metodologia: 1.106 entrevistados pela Datafolha entre os dias 3 e 5 de setembro de setembro de 2024. A pesquisa no Rio de Janeiro foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RJ-07390/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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