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Quaest entrevistou 900 eleitores sobre a intenção de voto à prefeitura de Porto Alegre (RS).
Quaest entrevistou 900 eleitores sobre a intenção de voto à prefeitura de Porto Alegre (RS).| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O instituto Quaest divulgou nesta terça-feira (26) uma pesquisa de intenção de voto do eleitor para a prefeitura de Porto Alegre (RS) nas eleições municipais de 2024. Segundo o levantamento, Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) estão empatados dentro da margem de erro nas pesquisas espontânea e estimulada.

Os pesquisadores do Quaest ainda perguntaram aos eleitores se eles conheciam os candidatos e, os conhecendo, se votariam ou não neles. Por fim, a pesquisa pediu aos eleitores que avaliassem a gestão do prefeito Sebastião Melo.

Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Porto Alegre

Estimulada

  • Sebastião Melo (MDB): 36%
  • Maria do Rosário (PT): 31%
  • Juliana Brizola (PDT): 11%
  • Felipe Camozzato (Novo): 3%
  • Cesar Pontes (PCO): 0%
  • Luciano do MLB (UP): 0%
  • Fabiana Sanguiné (PSTU): 0%
  • Carlos Alan (PRTB): 0%
  • Indecisos: 12%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 7%

Espontânea

  • Sebastião Melo (MDB): 15%
  • Maria do Rosário (PT): 14%
  • Juliana Brizola (PDT): 2%
  • Felipe Camozzato (Novo): 1%
  • Carlos Alan (PRTB): < 1%
  • Indecisos: 67%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 1%

Luciano do MLB (UP), Fabiana Sanguiné (PSTU) e Cesar Pontes (PCO) não foram citados na pesquisa espontânea.

Quaest avaliou rejeição aos candidatos

Sebastião Melo (MDB)

  • Conhece e votaria: 54%
  • Não conhece: 4%
  • Conhece e não votaria: 40%
  • Não souberam / não responderam: 2%

Juliana Brizola (PDT)

  • Conhece e votaria: 43%
  • Não conhece: 17%
  • Conhece e não votaria: 37%
  • Não souberam / não responderam: 3%

Maria do Rosário (PT)

  • Conhece e votaria: 42%
  • Não conhece: 6%
  • Conhece e não votaria: 48%
  • Não souberam / não responderam: 4%

Felipe Camozzato (Novo)

  • Conhece e votaria: 11%
  • Não conhece: 70%
  • Conhece e não votaria: 18%
  • Não souberam / não responderam: 1%

Cesar Pontes (PCO)

  • Conhece e votaria: 5%
  • Não conhece: 79%
  • Conhece e não votaria: 15%
  • Não souberam / não responderam: 1%

Fabiana Sanguiné (PSTU)

  • Conhece e votaria: 3%
  • Não conhece: 86%
  • Conhece e não votaria: 10%
  • Não souberam / não responderam: 1%

Luciano do MLB (UP)

  • Conhece e votaria: 2%
  • Não conhece: 90%
  • Conhece e não votaria: 7%
  • Não souberam / não responderam: 1%

Carlos Alan (PRTB)

  • Conhece e votaria: 2%
  • Não conhece: 90%
  • Conhece e não votaria: 8%
  • Não souberam / não responderam: 0%

Avaliação da gestão municipal

O instituto pediu aos entrevistados para avaliarem a atual gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB). Os resultados foram os seguintes:

  • Positiva: 36%
  • Regular: 33%
  • Negativa: 29%
  • Não souberam / não responderam: 2%

Metodologia: 900 entrevistados pelo instituto Quaest entre os dias 24 e 26 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pela Rbs Participações S A / Televisão Gaúcha S.A. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RS-09561/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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