Pesquisa da Quaest divulgada nesta segunda-feira (30) e publicada no G1 mostra como está a disputa para a prefeitura de São Paulo (SP) nas eleições municipais de 2024. No cenário estimulado, os candidatos Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol) e Pablo Marçal (PRTB) estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, com, respectivamente, 24%, 23% e 21% das intenções de voto.
Na sequência, aparecem empatados tecnicamente, dentro do limite da margem de erro, Tabata Amaral (PSB), com 11%, e Datena (PSDB), com 6% das intenções de voto.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de São Paulo
Estimulada
- Ricardo Nunes (MDB): 24%
- Guilherme Boulos (Psol): 23%
- Pablo Marçal (PRTB): 21%
- Tabata Amaral (PSB): 11%
- Datena (PSDB): 6%
- Marina Helena (Novo): 2%
- Bebeto Haddad (DC): 0%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Ricardo Senese (UP): 0%
- Altino Prazeres (PSTU): 0%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 8%
- Indecisos: 6%
Espontânea
- Guilherme Boulos (Psol): 17%
- Ricardo Nunes (MDB): 14%
- Pablo Marçal (PRTB): 14%
- Tabata Amaral (PSB): 4%
- Datena (PSDB): 1%
- Marina Helena (Novo): 1%
- Indecisos: 45%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 4%
Pesquisa Quaest simulou cenários de segundo turno para a prefeitura de São Paulo
Cenário 1
- Guilherme Boulos (Psol): 41%
- Pablo Marçal (PRTB): 36%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 19%
- Indecisos: 4%
Cenário 2
- Ricardo Nunes (MDB): 49%
- Guilherme Boulos (Psol): 33%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
- Indecisos: 4%
Cenário 3
- Ricardo Nunes (MDB): 53%
- Pablo Marçal (PRTB): 26%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 17%
- Indecisos: 4%
Pesquisa perguntou sobre decisão de voto
O entrevistado foi perguntado se a escolha para prefeitura de São Paulo no cenário estimulado é definitiva ou ainda pode mudar.
- Escolha definitiva: 66%
- Pode mudar: 33%
Guilherme Boulos (Psol)
- Escolha definitiva: 78%
- Pode mudar: 22%
- Não sabe/não respondeu: 0%
Ricardo Nunes (MDB)
- Escolha definitiva: 65%
- Pode mudar: 35%
- Não sabe/não respondeu: 0%
Pablo Marçal (PRTB)
- Escolha definitiva: 71%
- Pode mudar: 29%
- Não sabe/não respondeu: 0%
Pesquisa para prefeitura de São Paulo apurou conhecimento, potencial de voto e rejeição
Ricardo Nunes (MDB)
- Conhece e votaria: 48%
- Não conhece: 12%
- Conhece e não votaria (rejeição): 38%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Tabata Amaral (PSB)
- Conhece e votaria: 36%
- Não conhece: 25%
- Conhece e não votaria (rejeição): 37%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Guilherme Boulos (Psol)
- Conhece e votaria: 35%
- Não conhece: 15%
- Conhece e não votaria (rejeição): 49%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Pablo Marçal (PRTB)
- Conhece e votaria: 31%
- Não conhece: 16%
- Conhece e não votaria (rejeição): 52%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Datena (PSDB)
- Conhece e votaria: 25%
- Não conhece: 5%
- Conhece e não votaria (rejeição): 68%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Marina Helena (Novo)
- Conhece e votaria: 16%
- Não conhece: 52%
- Conhece e não votaria (rejeição): 31%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Ricardo Senese (UP)
- Conhece e votaria: 3%
- Não conhece: 85%
- Conhece e não votaria (rejeição): 12%
- Não sabe/Não respondeu: 0%
João Pimenta (PCO)
- Conhece e votaria: 3%
- Não conhece: 81%
- Conhece e não votaria (rejeição): 15%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Altino Prazeres (PSTU)
- Conhece e votaria: 2%
- Não conhece: 86%
- Conhece e não votaria (rejeição): 11%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Bebeto Haddad (DC)
- Conhece e votaria: 2%
- Não conhece: 80%
- Conhece e não votaria (rejeição): 17%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Metodologia da pesquisa Quaest à prefeitura de São Paulo: 1.800 entrevistados pela Quaest entre os dias 27 a 29 de setembro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Globo Comunicação e Participações SA/TV/Rede/Canais/G2C+Globo Globo.com Globoplay. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-01233/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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