As eleições 2024 para a prefeitura de Porto Alegre (RS) prometem ser acirradas e com debates em torno das enchentes que atingiram todo o Rio Grande do Sul e deixaram partes da capital gaúcha embaixo d’água, no primeiro semestre. Sete partidos já anunciaram seus pré-candidatos, mas a possibilidade de coligações pode reduzir esse número.
O atual prefeito, Sebastião Melo, buscará a reeleição e conta com o apoio de PL, Republicanos e Solidariedade. Já a oposição tem como pré-candidata a deputada federal Maria do Rosário (PT). O Partido dos Trabalhadores está federado com PCdoB e PV, que estão juntos nessa frente de esquerda, e recebeu o apoio do Psol, que abriu mão da candidatura própria e indiciou como vice Tamyres Filgueira.
O PSDB, por sua vez, ainda busca uma candidatura própria, mas teve planos frustrados após a deputada estadual Nadine Anflor decidir não concorrer à prefeitura. O partido está federado com o Cidadania, que só admite a possibilidade de não apoiar Melo à reeleição se a candidata for a deputada federal Any Ortiz.
Há ainda um movimento de PSB, PDT, União Brasil e Avante que buscam lançar uma única candidatura. No entanto, há dois pré-candidatos à prefeitura: Juliana Brizola (PDT) e Thiago Duarte (União). Já o PSD tem como pré-candidata a vereadora Cláudia Araújo. E o Novo lançará pela primeira vez um candidato à prefeitura de Porto Alegre, Felipe Camozzato.
Confira quem são os pré-candidatos de Porto Alegre
- Any Ortiz (Cidadania)
Natural de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Any Ortiz é advogada e tem 40 anos. É deputada federal, eleita em 2022 pelo Cidadania. Foi deputada estadual por dois mandatos, em 2014 e em 2018, quando foi a parlamentar mulher mais votada. Em 2012, foi eleita pela primeira vez para cargo público, assumindo uma vaga na Câmara de Vereadores da capital gaúcha. Tem como principais bandeiras educação, direitos do consumidor, defesa da igualdade de oportunidades da mulher e da juventude.
Leia o perfil completo de Any Ortiz
- Cláudia Araújo (PSD)
Cláudia Araújo, 56 anos, é presidente do PSD de Porto Alegre e disputará pela primeira vez a prefeitura da capital gaúcha. Gestora pública de formação, disputou uma eleição pela primeira vez em 2016, quando ficou na suplência na Câmara de Vereadores e assumiu uma cadeira de forma definitiva em 2019. Em 2020, foi eleita vereadora e atualmente preside a CPI que investiga a prestação de serviços da CEEE Equatorial. Tem como principais bandeiras a educação, acessibilidade, saúde pública, inclusão.
Leia o perfil completo de Cláudia Araújo
- Felipe Camozzato (Novo)
Natural de Nova Bassano, na serra gaúcha, Felipe Camozzato é administrador e tem 36 anos. Ele atuou como um dos fundadores do partido Novo no Rio Grande do Sul. Foi eleito deputado estadual em 2022, mandato que tem como foco aumentar a competitividade do estado. Foi vereador em duas ocasiões, sendo eleito em 2016 e em 2020. Tem como principais bandeiras o empreendedorismo, a desburocratização e a liberdade.
Leia o perfil completo de Felipe Camozzato
- Juliana Brizola (PDT)
Natural de Porto Alegre, Juliana Brizola é advogada e tem 48 anos. Foi deputada estadual por 12 anos, entre 2011 e 2022. Antes disso, foi vereadora de Porto Alegre, eleita em 2008. Começou a trajetória política aos 18 anos, com cargos dentro da ala jovem do PDT. Tem como principal bandeira a luta pela educação - mesma causa defendida pelo avô Leonel Brizola, fundador do PDT e líder da Campanha da Legalidade de 1961.
Leia o perfil completo de Juliana Brizola
- Maria do Rosário (PT)
Natural de Veranópolis, no interior do Rio Grande do Sul, Maria do Rosário é pedagoga e tem 57 anos. Está no sexto mandato como deputada federal,tendo sido eleita pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 2002. Já são 22 anos no cargo. Em 2011, assumiu a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no governo de Dilma Rousseff (PT). Maria do Rosário iniciou a trajetória política em Porto Alegre como vereadora em 1992, sendo reeleita no pleito seguinte. Em 1998, foi eleita deputada estadual. Entre as principais bandeiras estão os direitos das mulheres e de crianças e adolescentes.
Leia o perfil completo de Maria do Rosário (PT)
- Sebastião Melo (MDB)
Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, 65 anos, busca a reeleição em 2024. Natural de Piracanjuba, interior de Goiás, se mudou para a capital gaúcha aos 20 anos, em 1978, quando se filiou ao então PMDB, hoje MDB. Iniciou a trajetória política dentro da universidade - é formado em Direito. Ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre por três mandatos, entre 2001 e 2012. Foi eleito vice-prefeito da capital gaúcha na chapa com José Fortunati em 2012. Disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do RS e foi eleito deputado estadual em 2018.
Leia o perfil completo de Sebastião Melo
- Thiago Duarte (União Brasil)
Natural de Porto Alegre, Thiago Duarte, 52 anos, é médico e advogado. Começou na política como vereador da capital gaúcha: em 2008, entrou como suplente, pelo PDT, e assumiu a titularidade após a renúncia de Juliana Brizola. Foi eleito, novamente, em 2012 e em 2016, para a Câmara Municipal - sendo que chegou a ser presidente da casa legislativa em 2013. Em 2018, foi eleito deputado estadual pelo DEM e reeleito em 2022 pelo União Brasil. Tem como principal bandeira a defesa da saúde.
Leia o perfil completo de Thiago Duarte
*Os pré-candidatos foram apresentados por ordem alfabética.
Senadores temem retaliações por opinar sobre impeachment de Moraes
Lula prepara discurso alarmista na ONU; acompanhe o Sem Rodeios
Decisão do STF contra reforma da Previdência de Bolsonaro pode custar mais de R$ 130 bi
O X voltou ao Brasil? Rede social funciona com limitações por aplicativo de celular
Deixe sua opinião