O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o senador Marcio Bittar (MDB)-AC), relator do Orçamento 2021 e da PEC Emergencial.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o senador Marcio Bittar (MDB)-AC), relator do Orçamento 2021 e da PEC Emergencial| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A primeira-vice-presidência do Senado pode cair nas mãos do MDB. É o que afirmou nesta segunda-feira (1º) o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Em seu pronunciamento na tribuna, o parlamentar denunciou que o cargo foi oferecido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), aos emedebistas.

A primeira-vice-presidência está em disputa entre PSD, que integra formalmente o bloco de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o candidato apoiado por Alcolumbre, e o MDB. Com 15 senadores, a legenda emedebista é a maior da Casa.

Segundo Kajuru, foi a oferta de cargo na Mesa Diretora ao MDB que levou o partido a deixar de apoiar a senadora Simone Tebet (MDB-MS). "Eu culpo o senhor, presidente Davi Alcolumbre, que ofereceu ao MDB a [primeira]vice-presidência dessa Casa, e aí aconteceu algo que me fez chorar por várias noites [sobre o não apoio do partido à Tebet]", acusou.