Abertura do Congresso do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Brasília
Abertura do Congresso do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Brasília| Foto: Reprodução

O pré-candidato a vice-presidente da república Geraldo Alckmin (PSB) ouviu, ao lado de Lula (PT), a execução do hino da Internacional Socialista em congresso do PSB realizado na noite desta quinta-feira (27) em Brasília. O ex-governador não cantou, mas aplaudiu ao fim da música. Antes da Internacional, os participantes haviam cantado um trecho do Hino Nacional Brasileiro.

Alckmin filiou-se ao PSB em março deste ano para poder ser candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo ex-presidente petista. No palco, o ex-governador de São Paulo não pareceu constrangido em ouvir a canção, que critica ricos e poderosos e fala de trabalhadores que tomam o poder e dividem a riqueza entre si. Ao final do evento, Alckmin foi questionado por jornalistas se ficou à vontade em ouvir uma canção associada a governos comunistas e socialistas. Ele disse que sim, justificando que “a social-democracia também teve origem na luta social, trabalhista”.

A cena inusitada do ex-tucano também repercutiu nas redes sociais. O ex-ministro Osmar Terra (MDB) usou seu perfil no Twitter para compartilhar o vídeo. “O que eu ainda não verei neste mundo?”, comentou na postagem. Já o deputado Gil Diniz (PL) postou o vídeo dizendo que Lula e Alckmin cantam o Hino da Internacional Socialista e “exaltam regimes onde impera a miséria, a falta de liberdade e ausência de religiões”.

Veja o vídeo: