O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Marcos Corrêa/PR.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, negaram nesta quinta-feira (5) que a CIA (a Agência de Inteligência dos EUA) tenha alertado o governo para não questionar a segurança das eleições. "Lógico que as conversas que tivemos sobre a área de inteligência foram extremamente produtivas e muito interessantes. Essa conversa sobre eleições jamais aconteceu", disse Heleno.

Segundo uma reportagem da agência internacional de notícias Reuters, o diretor CIA, William Burns, teria dito a integrantes do alto escalão do governo brasileiro que Bolsonaro deveria parar de lançar dúvidas sobre a votação eletrônica brasileira. "Não sei de onde ele [o jornalista da Reuters] buscou essa narrativa, isso nunca aconteceu, não houve nenhuma troca de ideias sobre eleições nem dos Estados Unidos, nem aqui. Então isso foi uma notícia falsa", afirmou o general.

Heleno participou da live semanal ao lado do presidente na noite desta quinta. Bolsonaro classificou a publicação como uma fake news. "Seria extremamente deselegante o chefe de uma agência com a CIA ir a outro país, vir ao Brasil, para dar um recado. É uma mentira, uma fake news, talvez queiram criar uma narrativa plantada fora do Brasil", afirmou o chefe do Executivo.