Ministra Damares Alves
A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) definiu nesta terça-feira (19) como será seu palanque no Distrito Federal. O atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), seguirá como candidato à reeleição, a ex-ministra Flávia Arruda (PL), disputará uma vaga ao Senado, e o ex-governador José Roberto Arruda (PL), deve lançar sua candidatura a deputado federal. O acordo só foi possível porque a ex-ministra Damares Alves (Republicanos) retirou sua candidatura ao Senado.

No último dia 13, PP, MDB e Republicanos tinham fechado uma aliança para apoiar a candidatura à reeleição de Ibaneis e com Damares na disputa ao Senado. Já José Arruda tinha a pretensão de disputar o governo do DF, após o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, restabelecer seus direitos políticos. A decisão de Martins é de caráter provisório.

No entanto, após a intervenção de Bolsonaro a aliança foi modificada. Nesta terça, o presidente e seus aliados se reuniram no Palácio do Planalto para definir a chapa majoritária na capital federal. Após o encontro, José Arruda, Flávia Arruda e Ibaneis Rocha anunciaram a aliança aos jornalistas. Damares saiu sem falar com a imprensa.

"Saímos com uma aliança consolidada dependendo de pequenos ajustes que serão feitos no decorrer da semana para que a gente possa todo mundo estar unido em torno da nossa candidatura à cidade", disse Ibaneis. A expectativa do presidente é que Damares seja candidata a deputada federal. No entanto, a ex-ministra ainda não teria definido seu futuro político.

"A ministra Damares estava presente na conversa e recuou em torno dessa aliança. Então agora é uma definição dela e do partido [para definir] se sairá a alguma coisa, mas eu quero dizer que a ministra Damares e eu sempre dialogamos, como eu sempre disse, em torno do nosso propósito que era o Distrito Federal e a aliança com o presidente Bolsonaro", afirmou Flávia Arruda.