datena
O apresentador José Luiz Datena desistiu da pré-candidatura ao Senado por SP.| Foto: Marcos Corrêa/PR.

O apresentador José Luiz Datena (PSC) desistiu nesta quinta-feira (30) de disputar uma vaga ao Senado por São nas eleições deste ano. O anúncio foi feito em seu programa nesta tarde. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a declarar apoio a candidatura de Datena em conversa com apoiadores.

"Eu estou com o Datena lá, fechei com o Datena, está no outro partido e tem críticas, assim como tem gente que critica o Tarcísio, que critica a mim. Não dá para a gente pacificar o negócio", disse o mandatário a apoiadores. A expectativa de Bolsonaro era ter o apresentador na chapa majoritária do ex-ministro da Infraestrutura e pré-candidato ao governo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

"Em primeiro lugar queria deixar a minha palavra de carinho para com o Presidente da República que hoje de manhã deu uma declaração que tinha me escolhido como candidato de São Paulo. E foi isso mesmo que foi acordado, mas eu pensei bem e resolvi seguir o meu caminho. Mas obrigado a ele por ter confirmado o acordo que aconteceu, não foi por parte dele que não deu certo. Quando considerei me candidatar ao Senado, a outros cargos nessas eleições, em outras anteriores, eu mantive um mesmo aliado preferencial que me acompanha e que também é acompanhado por mim desde o início da minha carreira", afirmou Datena.

Ainda nesta semana, o apresentador havia anunciado que entraria em férias a partir do dia 1º de julho, deixando em suspense a decisão sobre a candidatura. A lei eleitoral determina que jornalistas e comunicadores precisam se afastar de seus programas até 30 de junho se pretendem disputar as eleições deste ano. Com a decisão, Datena acumula um histórico de desistências nas eleições. Nas três últimas eleições, ele chegou a anunciar que pretendia concorrer a senador, prefeito e vice-prefeito, mas desistiu em todas as oportunidades.