Apoio do presidente Jair Bolsonaro não foi suficiente para garantir a vitória da maioria dos candidatos escolhidos por ele.
Apoio do presidente Jair Bolsonaro não foi suficiente para garantir a vitória da maioria dos candidatos escolhidos por ele.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro apagou das redes sociais uma publicação realizada na tarde de sábado (14), véspera das eleições municipais, onde pedia votos para sete candidatos a prefeito e outros cinco candidatos a vereador, em diversos municípios.

Dente os indicados pelo presidente para as prefeituras estavam: Coronel Menezes, em Manaus (AM); Ivan Sartori, em Santos (SP); Delegada Patrícia, em Recife (PE); Bruno Engler, em Belo Horizonte (MG); Capitão Wagner, em Fortaleza (CE); Celso Russomanno, em São Paulo (SP) e Marcelo Crivella, no Rio de Janeiro. Já para o cargo de vereador, o presidente indicava os nomes: Sonaira Fernandes e Clau de Luca, em São Paulo (SP); Deilson Bolsonaro, em Boa Vista (RR); Wal Bolsonaro, em Angra dos Reis (RJ) e Nikolas Ferreira, em Belo Horizonte (MG).

Nas primeiras horas de apuração das eleições 2020, dentre os sete candidatos à prefeitura indicados por Bolsonaro, apenas Capitão Wagner liderava o pleito em Fortaleza. Em Manaus e Santos a apuração ainda não começou. Em Recife, a candidata de Bolsonaro ocupava a quarta colocação. Já em Belo Horizonte, Engler estava em terceiro lugar. No Rio de Janeiro, Crivella está em segundo lugar e pode disputar o segundo turno. Mais cedo, ele agradeceu o apoio recebido pelo presidente. Já em São Paulo, Russomano permanecia na quarta posição, ficando fora da disputa pela prefeitura.