O procurador-geral da República, Augusto Aras.
O procurador-geral da República, Augusto Aras.| Foto: José Cruz/Agência Brasil.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou nesta terça-feira (17) que "as eleições ocorrerão normalmente" no país. O PGR participou de um almoço com empresários e advogados, em São Paulo. "As eleições ocorrerão normalmente. As tensões são normais na democracia. O Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral estarão atentas a ataques contra a democracia, bem como atuantes no combate às fake news", disse Aras.

Nesta segunda-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em um evento com empresários, também em São Paulo, que as eleições poderão ser "conturbadas". No evento, organizado pelo grupo Esfera Brasil, que promove encontros entre a iniciativa privada paulista e autoridades, o procurador-geral afirmou que o "MP não pode escrever a todo momento uma nova Constituição nem novas leis, como alguns defendem".

"O Brasil tem instituições democráticas em pleno funcionamento. O Brasil terá eleições e quem vencer o pleito em outubro será o próximo presidente", afirmou Aras. Entre os participantes estavam: os advogados Nelson Wilians; Pierpaolo Bottini; e Cristiano Zanin Martins, responsável pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, também estiveram presentes José Olympio, ex-CEO da Credit Suisse; Vander Giordano, executivo da Multiplan; Fernando Marques, presidente da União Química; Isaac Sidney, presidente da Febraban; entre outros.