Eduardo Paes foi eleito prefeito do Rio de Janeiro.
Eduardo Paes foi eleito prefeito do Rio de Janeiro.| Foto: omaz Silva/Agência Brasil

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), comemorou a vitória sobre o adversário Marcelo Crivella (Republicanos), que tentava a reeleição, dizendo que "o Rio está livre do pior prefeito de sua história". Acompanhado pelo presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM), Paes concedeu entrevista coletiva na noite deste domingo (29), em um hotel em São Conrado (zona sul).

Na avaliação de Paes, o resultado nacional da eleição municipal representa a volta do prestígio da classe política. Ele criticou a gestão de Crivella: "O governo reacionário que tomo conta da cidade nos últimos quatro anos foi ruim na gestão, piorou a vida das pessoas e olhou a cidade com muito preconceito", afirmou.

Paes disse que só vai anunciar nesta segunda-feira (30) as primeiras medidas de sua gestão, que começa em 1 de janeiro de 2021, mas ressaltou a preocupação com a pandemia de coronavírus. "O primeiro desafio está na saúde, na pandemia. O Rio teve quase o dobro da letalidade de São Paulo. Pretendo buscar o governo federal para que a gente tenha disponível imediatamente pelo menos 450 mil testes desses que estão no governo federal. Quero reabrir pelo menos 100 leitos do hospital de Acari (Hospital Municipal Ronaldo Gazolla), e demandar 150 ou 200 leitos da rede pública, municipal estadual ou federal, que possa atender a população".