Brasil fará eleições para deputado no mês de outubro
Rede e Psol aprovam formação de federação partidária para as eleições deste ano.| Foto: Agência Brasil

A executiva nacional do PSOL aprovou nesta quarta-feira (30) a formação de uma federação partidária com a Rede Sustentabilidade. A decisão deve ser homologada pelo diretório nacional em 18 de abril. Há cerca de duas semanas, a Rede já havia aprovado a federação por unanimidade.

Com isso, as siglas devem definir uma resolução sobre alianças eleitorais para ser aplicada em todos os estados, vetando partidos que compõem a base de apoio ao governo federal e governos estaduais declaradamente de direita, segundo o Psol. A expectativa é que Rede e Psol apoiem a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Planalto, informou o jornal O Globo.

"A Rede tem sido um partido aliado na luta contra Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Junto com o Psol, faz o combate à ofensiva reacionária contra os direitos sociais, o meio ambiente e a soberania nacional. As votações de ambos os partidos nos momentos decisivos mostram uma identidade política que permite apostar na formação de uma federação partidária", diz a resolução aprovada pelas legendas.