bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro é candidato à reeleição pelo PL| Foto: Isac Nobrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, vai participar da série de entrevistas do Jornal Nacional, da Globo, com os presidenciáveis. As entrevistas com os candidatos serão feitas nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro, mas, de acordo com o telejornal, o presidente queria que a dele ocorresse no Palácio da Alvorada, em Brasília. A participação de Bolsonaro - que chegou a ser cancelada pelo JN - acabou confirmada durante a sexta-feira (5). O candidato do PL vai ao Rio de Janeiro.

Na quinta-feira (4), o senador Flávio Bolsonaro (RJ) chegou a afirmar que a entrevista de Jair Bolsonaro para o Jornal Nacional estava marcada para 22 de agosto e que seria realizada no palácio. "Tá marcado! Presidente Jair Bolsonaro no Jornal Nacional dia 22/agosto, direto do Palácio do Alvorada! #CapitaoDoPovoNoJN", disse o senador no Twitter.

Em reportagem publicada no site do Jornal Nacional durante a madrugada, o telejornal afirmou que "o candidato Jair Bolsonaro (PL) não aceitou as regras da entrevista. Apesar de saber desde as entrevistas do g1 e da GloboNews que as sabatinas seriam feitas nos estúdios da Globo, a assessoria de Jair Bolsonaro (PL), na quarta-feira (3) e na quinta (4), condicionou a concessão da entrevista a que ela fosse realizada no Palácio da Alvorada. Depois das eleições de 2014, porém, a Globo decidiu que sempre realizaria as entrevistas de todos os candidatos à Presidência da República em seus estúdios, de forma a demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições. A regra não foi contestada pela assessoria de Bolsonaro quando das entrevistas no g1 e na GloboNews. A Globo rejeitou o pedido da assessoria. No fim da noite de quinta-feira, a assessoria de Bolsonaro enviou e-mail reiterando a disposição de conceder a entrevista, desde que ela seja realizada no Alvorada, alegando para isso compromissos de campanha anteriormente assumidos. Diante das regras anunciadas reiteradas vezes, a Globo rejeitou o pedido e, por isso, a entrevista não será realizada".

Mais tarde, o Jornal Nacional afirmou que "a assessoria [de Bolsonaro] explicou que o e-mail [enviado anteriormente à emissora] tinha apenas o objetivo de manifestar uma preferência, mas que o candidato não se recusava a ir ao Rio de Janeiro para a entrevista. Sendo assim, a Globo confirma a entrevista de Jair Bolsonaro no próximo dia 22 no Rio de Janeiro. Todos os outros candidatos também aceitaram as regras".

Com a nova confirmação, serão feitas entrevistas com quatro presidenciáveis: Jair Bolsonaro (PL) vai abrir a série em 22 de agosto. Na sequência, será a vez de Ciro Gomes (PDT) em 24 de agosto. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será entrevistado em 25 de agosto. Já a ida de Simone Tebet (MDB) ao JN está marcada para 26 de agosto. André Janones (Avante) também havia sido convidado, mas retirou a candidatura e anunciou apoio a Lula. As entrevistas devem durar 40 minutos e serão conduzidas pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos.

Até 2014, o Jornal Nacional realizava as entrevistas com os candidatos à reeleição em Brasília. Naquele ano, a então presidente Dilma Rousseff (PT) foi entrevistada por Bonner e pela jornalista e apresentadora Patrícia Poeta, em 18 de agosto, no Palácio do Alvorada. Nas eleições de 2006, Lula, então candidato à reeleição, também foi entrevistado pelo JN na residência oficial do presidente.