Arthur Lira em reunião com deputados
Arthur Lira em reunião com deputados| Foto:

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), firmou um acordo com partidos de oposição para a distribuição de vagas na Mesa Diretora da casa. O acerto determinou que o PT ocupará a segunda secretaria, com Marília Arraes (PE), e a terceira secretaria será destinada ao PSB, com Marcelo Nilo (BA). As informações são do jornal O Globo.

O acordo entre Lira e as legendas adversárias do governo de Jair Bolsonaro ajuda a abaixar a temperatura na casa, elevada desde a noite de segunda, quando o novo presidente da Câmara dissolveu o bloco que apoiou a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP). Com a extinção do bloco, partidos de oposição ficariam sem direito de ocupar cargos de destaque na estrutura da Câmara. As legendas aliadas de Lira preencheriam cinco das seis vagas titulares; ao PT competiria apenas a quarta secretaria.

A situação levou os partidos de oposição a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro Dias Toffoli determinou que Lira deve explicar, no prazo de 10 dias, sua decisão. Os oposicionistas também anunciaram que iriam se mobilizar para impedir votações na Câmara se o quadro não fosse revertido.

Os ocupantes de outros postos na Mesa Diretora também foram definidos: Marcelo Ramos (PL-AM) será o primeiro vice-presidente, André de Paula (PSD-PE) o segundo vice, Luciano Bivar (PSL-PE) será o primeiro secretário e Rosângela Gomes (Republicanos-RJ) será a quarta secretária.