Luciano Bivar, presidente do União Brasil
Ainda sem pontuar nas pesquisas eleitorais, Bivar afirma que o cenário irá mudar nos próximos dias, assim que começar a se apresentar oficialmente como candidato ao Planalto.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O pré-candidato à Presidência da República pelo União Brasil, Luciano Bivar, afirmou que a intenção de PSDB, MDB e Cidadania em lançar um candidato único ao Planalto “não vai dar em nada”. A declaração foi feita em entrevista publicada nesta segunda-feira (23) pelo jornal O Globo. O União Brasil chegou a fazer parte das negociações para a candidatura única, mas abandonou as conversas e anunciou que teria candidato único com uma possível “chapa pura”.

Segundo Bivar, a decisão aconteceu após ele perceber que cada partido estava mais preocupado com o próprio projeto de governo, além da avaliação que de as disputas internas no PSDB e MDB serão judicializadas. “Não vai dar em nada (a candidatura única). Não vão apresentar nenhum candidato. Tivemos esse sentimento de que não ia a lugar nenhum, que não haveria uma concordância de princípio. Ninguém pensa em projeto Brasil. Sentimos que cada um estava muito pensando no seu partido, isoladamente na sua paróquia”, afirmou Bivar. Já os membros de MDB, PSDB e Cidadania alegam que Luciano Bivar estava usando o argumento financeiro para pressioná-los a aceitar seu nome como pré-candidato a presidente.

Ainda sem pontuar nas pesquisas eleitorais, Bivar afirma que o cenário irá mudar nos próximos dias, assim que começar a se apresentar oficialmente como candidato ao Planalto. O deputado declarou que pretende começar a viajar pelo país a partir de junho defendendo o Imposto Único Federal (IUF). Recentemente Bivar convidou o ex-ministro Sergio Moro para auxiliar na elaboração de seu plano de governo. O União Brasil contratou também o ex-marqueteiro de Lula para cuidar da campanha presidencial de Bivar.