Ex-presidente Lula (PT) almoçou com empresários na Fiesp.
Ex-presidente Lula (PT) almoçou com empresários na Fiesp.| Foto: Ricardo Stuckert/PT.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoçou nesta terça-feira (5) com banqueiros e empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O clima do encontro, viabilizado pelo presidente da entidade, Josué Gomes da Silva, foi tranquilo. O petista foi bem recebido e sinalizou que pretende dialogar com os setores produtivos, informou o Estadão.

Presidente da Coteminas, Josué é filho de José Alencar, que foi vice-presidente nos dois governos Lula. O almoço durou cerca de duas horas e meia. Lula e os empresários conversaram sobre economia, educação, meio ambiente, agricultura e comércio exterior.

O pedido para a reunião partiu de Lula. A Fiesp ainda deve realizar conversas institucionais com os candidatos à presidência, em agosto. No entanto, o petista foi o único até agora a ser recebido como pré-candidato em uma reunião não oficial.

Participaram do encontro: João Moreira Salles (Itaú), Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), Beto Sicupira (3G Capital), Luiza Trajano (Magalu), Fabio Coelho (Google), Roberto Azevêdo (Pepsico e ex-diretor-geral da OMC), entre outros. O ex-presidente foi acompanhado pelo candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), o ex-ministro Aloizio Mercadante e o pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad.