Rodrigo Maia escolheu Baleia Rossi para ser seu candidato à sucessão da Câmara
| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negou a possibilidade de abrir um pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro em seu último dia na função. "Eu nunca disse que ia dar (abertura a um processo)", afirmou ao ser questionado. A declaração foi dada nesta segunda (1º), após reunião dos líderes partidários.

As conversas de que Maia poderia abrir um dos mais de 60 pedidos de afastamento protocolados contra Bolsonaro na Câmara começaram a surgir na noite do último domingo (31/1), depois que o seu partido, o DEM, resolveu deixar o bloco de Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela Casa. Maia apoia a candidatura do emedebista, no entanto, a maioria dos deputados da sua sigla declarou voto em Arthur Lira (PP-AL).

Ao também ser perguntado se nesta segunda-feira, 1º, daria o aval ainda para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a conduta do governo federal durante a pandemia de covid-19, ele questionou se há assinaturas suficientes para isso. O pedido em prol da CPI é da oposição, que precisa conseguir o apoio formal de 171 deputados para protocolar o requerimento da comissão.