O ex-presidente e pré-candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (18) o apoio de uma ala do MDB. Os partidos se reuniram nesta tarde em São Paulo. O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), afirmou que a decisão de apoiar Lula já no primeiro turno foi tomada por 11 estados, nove deles enviaram representantes para o encontro.
"Estamos vindo até a presença do senhor hoje porque tomamos a decisão nos nossos estados de apoiar a sua candidatura", disse Braga. A pré-candidata do MDB à Presidência é a senadora Simone Tebet (MS). A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), ressaltou que o apoio do MDB é "muito importante".
"Essa união de forças que acreditam na luta pela democracia é fundamental para enfrentarmos esse momento. E isso não traz demérito algum a candidatura colocada pelo MDB para disputar as eleições. Quero aqui colocar o meu respeito e consideração à senadora Simone", disse Gleisi. A presidente do PT disse ainda que "estamos num momento agora que temos que unir as forças democráticas e progressistas para evitar uma tragédia maior no Brasil".
Estiveram no encontro: os senadores Renan Calheiros (AL), Rose de Freitas (ES), Veneziano Vital do Rêgo (PB), Marcelo Castro (PI) e Eduardo Braga (AM), o ex-governador Renan Filho, os ex-senadores Edison Lobão (MA) e Eunício de Oliveira (CE), o ex-deputado Lucio Vieira Lima (BA) e o presidente do diretório estadual do Rio de Janeiro, Leonardo Picciani.
Os deputados petistas José Guimarães e Marcio Macedo, o deputado Isnaldo Bulhões Jr., líder do MDB na Câmara, o ex-ministro Aloizio Mercadante e o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB). Eunício de Oliveira declarou que estava representando o ex-governador do Rio Grande do Norte Garibaldi Alves Filho. Já Eduardo Braga disse estar representando o Pará.