Nome de Simone Tebet vai precisar ser aprovado pela Executiva do PSDB.
Nome de Simone Tebet vai precisar ser aprovado pela Executiva do PSDB.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Executiva Nacional do MDB confirmou nesta terça-feira (24) a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. A expectativa é que a senadora represente os partidos da terceira via nas eleições. Mesmo com a confirmação, anunciada pelo presidente do partido, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), Tebet ainda enfrenta resistência entre os emedebistas.

"A reunião de hoje serviu apenas para demonstrar que há esmagadora maioria do MDB que defende a candidatura própria da senadora Simone Tebet", afirmou Baleia Rossi após a reunião. "Nunca vamos atingir a unanimidade, mas pelo apoio demonstrado hoje, mais de 90% do MDB e dos convencionais apoiam abertamente a candidatura de Simone Tebet", completou.

O PSDB, que tenta viabilizar a terceira via em uma aliança com o MDB e o Cidadania, ainda precisa aprovar o nome de Simone Tebet, o único ainda em discussão no bloco após a desistência do pré-candidato tucano, João Doria.

Em nota, o Cidadania reforçou o apoio a senadora. "Simone Tebet terá a oportunidade de liderar um projeto que atraia os setores mais diversos possíveis... Essa é a posição da Executiva Nacional do Cidadania, à qual o partido espera que os demais integrantes do centro democrático e todos os que desejam o fim da polarização se associem", diz o comunicado.

Apesar do apoio, a candidatura só será oficializada entre julho e agosto na convenção do partido. Entre os opositores emedebistas à ideia de manter Tebet na disputa está o senador Renan Calheiros (MDB-AL). "Eu acho que a candidatura da Simone não se justifica pelo desempenho nas pesquisas. Se houver mudança efetiva, uma fotografia diferente desse cenário eleitoral, tudo bem. O que o MDB quer é ter candidato competitivo, que ajude a alavancar palanques estaduais", disse Renan nesta segunda-feira (23). O senador não participou da reunião da Executiva.