Plenário do Senado - eleições
Plenário do Senado.| Foto: Marcos Oliveira/Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado se reúne na tarde desta terça-feira (2) para definir a composição do restante da Mesa Diretora. Após escolher Rodrigo Pacheco (DEM-MG) o novo presidente da Casa, os senadores, agora, definem os 10 membros restantes. Os últimos ajustes definem qual partido fica com a primeira-vice-presidência, se o MDB ou o PSD.

Com 15 senadores, o MDB tem a maior bancada da Casa e, portanto, pode pleitear a 1ª-vice-presidência de acordo com o critério de proporcionalidade partidária. Mas o PSD, com 11 senadores, foi uma das primeiras legendas a declarar apoio a Pacheco e avalia ter acordo para emplacar seu indicado.

Um acordo ainda vem sendo buscado, mas, sem consenso, a perspectiva é de que os senadores Lucas Barreto (PSD-AP) e Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) disputem a 1ª-vice voto a voto. Se MDB ficar com a primeira-vice, a tendência é que o PSD assuma a 1ª Secretaria. E vice-versa.

A 2ªvice-presidência deve ficar com o senador Romário (Podemos-RJ). A 2ª Secretaria tende a ficar com o senador Elmano Férrer (PP-PI). A 3ª Secretaria fica com o PT, que ainda não definiu um nome. E a 4ª Secretaria deve ficar com o senador Roberto Rocha (PSDB-MA). As quatro vagas de suplentes ainda são debatidas.