OEA parabeniza Justiça Eleitoral pelo pleito de 2020, mas cita falhas de fiscalização
| Foto: Divulgação/TSE

Relatório da missão de 14 observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acompanharam a realização das eleições de 2020 no Brasil, parabenizou a Justiça Eleitoral pela realização do pleito em meio à pandemia do novo coronavírus. Os observadores afirmaram, ainda, que o atraso na divulgação dos resultados foi comunicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma transparente à sociedade. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo.

O documento, entretanto, não foi só elogios à Justiça Eleitoral brasileira. Os observadores criticaram a ineficiência do órgão na fiscalização de recursos destinados a candidatos, apontando que faltam funcionários para o acompanhamento ágil das prestações de contas dos partidos. Outra crítica foi à morosidade no julgamento das candidaturas, já que milhares de postulantes ficaram com a situação sub judice às vésperas das eleições. A missão recomenda que, para minimizar o problema, a Justiça Eleitoral crie um pré-registro das candidaturas e, além disso, que antecipe o prazo para o registro.

O relatório não traz qualquer questionamento em relação à segurança das urnas eletrônicas. Os observadores, porém, recomendam que a Justiça Eleitoral amplie a presença de partidos políticos na fiscalização das urnas, para "dar mais garantias à população".