Alexandre de Moraes Justiça Eleitoral
O ministro Alexandre de Moraes será o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições.| Foto: Abdias Pinheiro/TSE

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta-feira (19) que a Justiça Eleitoral tem "coragem para lutar contra aqueles que não acreditam no estado democrático". Moraes fez um pronunciamento durante a sessão em homenagem aos 90 anos da instalação da Justiça Eleitoral no Brasil. O ministro vai assumir o comando da Corte eleitoral durante as eleições deste ano.

"[A Justiça Eleitoral] nasceu com muita vontade, nasceu com muita coragem de lutar pela democracia e com muita coragem de lutar contra um sistema que, à época, era um sistema que tentava capturar a vontade soberana do povo, desvirtuando os votos que eram colocados nas urnas. Esse foi o surgimento da Justiça Eleitoral: vontade de concretizar a democracia e coragem para lutar contra aqueles que não acreditam no estado democrático", disse Moraes.

Nas últimas semanas, as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) questionando a lisura do processo eleitoral aprofundaram a tensão institucional. O ministro reforçou em seu discurso que os brasileiros "só têm do que se orgulhar" da Justiça Eleitoral e destacou a confiabilidade das urnas eletrônicas.

"Esta mesma vontade democrática temos hoje na Justiça Eleitoral brasileira. O TSE e os 27 TREs, e juízes e em todas as juntas eleitorais, brasileiros e brasileiras que cedem o seu tempo para auxiliar a cidadania, auxiliar a democracia. A vontade de democracia e a coragem de combater aqueles que são contrários aos ideais constitucionais e republicanos permanece na Justiça Eleitoral", ressaltou.