O ex-juiz Sérgio Moro
O ex-juiz Sérgio Moro.| Foto: Agência Brasil

Após anunciar que havia desistido, "neste momento", da candidatura à presidência da República, o ex-juiz Sergio Moro afirmou na tarde sexta-feira (1º) que não desistiu de nada. Moro, que era o presidenciável do Podemos, trocou a legenda pelo União Brasil nesta quinta-feira (31). "Preciso esclarecer a todos que eu não desisti de nada. Muito menos de meu sonho de mudar o Brasil. Pelo contrário. Sigo firme na construção de um projeto para o país", disse Moro. Ele afirmou também que não será candidato a deputado federal.

Moro fez o movimento de deixar a corrida presidencial ao se filiar no União Brasil, pois enfrenta resistência de uma ala do partido, liderada por ACM Neto. Membros da comissão instituidora emitiram uma nota contestando a filiação do ex-juiz. No comunicado, eles afirmaram que concordavam com a filiação desde que Moro construísse uma candidatura por São Paulo, desistindo da disputa pelo Planalto.

"Não tenho ambição por cargos. Se tivesse, teria permanecido juiz federal ou Ministro da Justiça. Também não tenho necessidade de foro privilegiado ou outros privilégios que sempre repudiei e defendo a extinção. Aliás, não serei candidato a deputado federal", disse o ex-ministro. Moro afirmou ainda que seu "movimento político exigiu desprendimento e humildade" e citou outros pré-candidatos de centro que formam a chamada terceira via para fazerem o mesmo.

"Fui a primeira liderança a fazer esse gesto político em prol da unificação do centro democrático. Não colocarei meus interesses pessoais à frente dos interesses do país. Precisamos de outros atos de desprendimento, de Luiz Felipe D’Ávilla, João Doria, Eduardo Leite, Simone Tebet, André Janones, e de lideranças partidárias, para fazer prosperar essa articulação democrática", apontou.

A presidente do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP), afirmou em nota que o partido teve conhecimento da filiação de Sergio Moro ao União Brasil por meio da imprensa. No comunicado, a deputada afirmou ainda "jamais mediu esforços para garantir ao presidenciável uma pré-campanha robusta". Moro não chegou a comentar o comunicado do Podemos, mas agradeceu a presidente do partido.

"Cabem, na formação do centro, todos, inclusive o meu anterior partido, o Podemos, em relação ao qual e a sua Presidente Renata Abreu, tomo a liberdade de registrar minha admiração e dirigir agradecimentos por terem viabilizado a caminhada até este momento", disse Moro. Durante seu pronunciamento, ex-ministro da Justiça pediu o apoio da "sociedade civil. "Precisamos – e isso é fundamental - que a sociedade civil e a população se ergam e nos auxiliem. É uma responsabilidade de cada um e de todos. Se não nos mobilizarmos, não conseguiremos evitar o abismo dos extremos e do ódio", afirmou.