Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva| Foto: Ricardo Stuckert/PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da República, afirmou que “não tem candidatura própria do Pros”. O petista afirmou que a legenda se juntou àquelas que o apoiam e agradeceu a participação na campanha. A declaração foi dada nesta quarta-feira (17) em entrevista à Rádio Super 91.7 FM, de Belo Horizonte (MG).

Apesar da decisão do Pros de anunciar o apoio ao petista, Pablo Marçal lançou sua campanha eleitoral à Presidência da República nesta terça-feira (16). Matéria da Gazeta do Povo mostrou que, em meio a uma disputa de poder na agremiação que se arrasta desde o final de julho, Marçal decidiu seguir na eleição mesmo com a possibilidade de ter o registro suspenso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Até a manhã desta quarta-feira (17), a chapa de Marçal e da vice, Fátima Pérola Negra, continuava constando no sistema do TSE, mas na mesma coligação de Lula – “Brasil da Esperança”, com PT, PSB, PC do B, PV, Solidariedade, Psol, Rede, Agir, Avante e o próprio Pros. O tribunal tem até 12 de setembro para julgar se mantém a candidatura de Marçal ou não.

Na mesma entrevista à rádio de Minas Gerais, Lula afirmou que a Lei da Ficha Limpa precisa ser rediscutida. Mas o petista não deu detalhes de quais são os pontos da lei que ele avalia que precisariam ser mudados.

“Eu acho que foi uma bobagem a gente fazer a Lei da Ficha Limpa tal como ela foi feita. Ou seja, você muitas vezes pune uma pessoa e três meses depois essa pessoa readquire o seu direito de ser candidato outra vez. Eu acho que é preciso a gente dar uma discutida na Lei da Ficha Limpa”, disse Lula à rádio.