Pacheco afirmou que o TSE, atualmente presidido pelo ministro Edson Fachin, está empenhado em dar toda transparência ao processo eleitoral desde agora, inclusive com a participação do Senado.
Pacheco afirmou que o TSE, atualmente presidido pelo ministro Edson Fachin, está empenhado em dar toda transparência ao processo eleitoral desde agora, inclusive com a participação do Senado.| Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quinta-feira (28) que a sociedade pode ter a convicção da normalidade do processo eleitoral no país e que não há cabimento em se levantar qualquer dúvida sobre as eleições.

“As instituições e a sociedade podem ter convicção da normalidade do processo eleitoral. A Justiça Eleitoral é eficiente e as urnas eletrônicas confiáveis. Ainda assim, o TSE está empenhado em dar toda transparência ao processo desde agora, inclusive com a participação do Senado. Não tem cabimento levantar qualquer dúvida sobre as eleições no Brasil. O Congresso Nacional é o guardião da democracia”, publicou o senador em suas redes sociais.

No início da semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou a diversas instituições, convidadas no ano passado para acompanhar o processo eleitoral deste ano, um Plano de Ação, documento que reúne medidas sugeridas por elas mesmas para aprimorar a segurança e a transparência do sistema de votação.